Depois de um ano de investigação realizada pelo SEVIC – Serviço de Investigações e Capturas da UNISP – Unidade Integrada de Segurança Pública, - (ª Delegacia de Polícia), a Operação “Camaleão” foi considerada um sucesso pela delegada titular Lucilene Pedrosa, responsável pela equipe de investigadores. O processo já tem mil e pode chegar a muito mais páginas porque a operação terá outras fases. Foram apreendidos carros, barcos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos entre outros.
A operação, como já foi informada, foi a maior realizada pela Polícia Civil de Rondônia e contou com apoio da Secretaria de Estado da Segurança Defesa e Cidadania, Diretoria Geral da Polícia Civil e Departamento de Polícia Metropolitana, com a participação de todas as delegacias de Polícia da cidade que auxiliaram a UNISP no cumprimento de 34 mandados judiciais expedidos pelo juiz da 3ª Vara Criminal. Ao todo foram presas 20 pessoas, entre elas, um policial militar, um policial civil, servidores do DETRAN e dos Correios.
A delegada Lucilene informou que as investigações começaram no início de 2009 e que os investigadores tiveram muito trabalho para identificar a quadrilha, pois os estelionatários são, geralmente, espertos e costumam apagar os inícios dos crimes. Porém a delegada destacou o empenho da equipe de investigação para o êxito da Operação.
Com a prisão dos fraudadores os crimes desta natureza, tendem a ter um decréscimo significativo na estatística policial, pois estavam crescendo na capital e no interior do Estado, diz a delegada. Ela destacou ainda que a sociedade conta com o amparo institucional da Polícia Civil, destacando também com a operação foi realizada. “A Polícia Civil atou de forma coordenada e transparente não dando margem a falhas no processo operacional que foi executado, respeitando os direitos constitucionais dos presos enquanto estavam sob a custódia do Estado, até a sua entrega ao Sistema Prisional.
Relação de elementos com prisão preventiva e busca domiciliar
Flaviano França de Moraes, em local incerto e não sabido, Márcio Alessandro Dias de Oliveira, vulgo “Grilo”, Nilson Ataíde Paixão dos Santos, Fábio Lopes de Farias, vulgo “Paca” ou “Jeck”, Mesaque Rocha Lima, o “Cebolinha”, Anderson Luiz Pinheiro Chaves, Andresson Ferreira do Nascimento, vulgo “Anderson”, Reinaldo da Paz Martins vulgo “Sula” - foragido; Elenilson Anjo Parente, vulgo “Lenda”- Foragido; Gilian Lima de Souza, Policial Militar, Jonatas Soares Oliveira, Jonatas Soares Oliveira, vulgo “Pedrinho”, Vezeneide de Souza Geraldo vulgo “Neibe”, Willian Douglas Soares, Caio Cesar Sousa Freitas, Maria Helena Cardoso dos Santos, policial civil, Ivani Maria de Jesus - foragido e Giovani Boeri, ainda foragido.
Prisão preventiva decretada
Américo Bentes das Neves Filho, vulgo “Di Pano” – foragido e Luanna Barbosa Pereira.
Prisão temporária e busca domiciliar
Rogério Correa de Leles, Richardes Alessandro Marques Cunha, vulgo “Perna”, Dinorá rosa Lima.
Prisão temporária
Lucidalva Mnaria da Cunha Torres, Alessandra Ribeiro Araujo Ferreira, Luciana Lobato da Silva.