Nos cinco primeiros dias úteis de 2010, o Tribunal de Justiça de Rondônia, através do Departamento de Distribuição, registrou um aumento na demanda de processos. Aproximadamente 280, uma média de 56 por dia, ingressaram para serem julgados por desembargadores. Todos são distribuídos imediatamente após a entrada no TJ.
Para atender a demanda crescente, de maneira desburocratizada, algumas medidas foram tomadas, ainda em 2009. Entre elas está a delegação da autuação dos processos aos departamentos, assim como acontece no primeiro grau, onde os processos são autuados pelos cartórios. O serviço que estava concentrado apenas no Departamento de Distribuição, foi dividido em seis Departamentos, possibilitando maior rapidez no fluxo de processos. A Secretaria Judiciária também sugeriu a meta mínima de distribuição de processos por servidor, fator que dinamizou o trabalho.
Segundo o secretário judiciário, Jucélio Scheffmacher de Sousa, o desempenho dos servidores ultrapassa as expectativas. Eles têm superado a meta de 50 processos por dia, estabelecida pela unidade. "Os nossos trabalhos estão acima da média e os servidores empenhados para atender todas as demandas. O Poder Judiciário de Rondônia ocupa uma situação confortável. Ele foi apontado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por dois anos consecutivos, o mais ágil do país", completou o secretário.
Em 2009 foram distribuídos mais de 15 mil processos até o dia 30 de dezembro, de acordo com a diretora em exercício do Departamento de Distribuição, Thatiana Larissa Brito. "A cada momento o número de processos sobe. Temos como meta distribuí-los em até 24 horas", disse ela.