DE VOLTA A FLORESTA: Onça que foi capturada em Ji-Paraná foi solta No Parque Nacional Mapinguari

A operação para soltar o felino aconteceu na sexta-feira, dia 22, envolvendo especialistas nesse tipo de ação

DE VOLTA A FLORESTA: Onça que foi capturada em Ji-Paraná foi solta No Parque Nacional Mapinguari

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.

O grande felino passou por avaliações de saúde e foi acompanhado na fase de readaptação pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Porto Velho. O destino para a nova vida na natureza foi o Parque Nacional Mapinguari – uma unidade de conservação em Porto Velho (RO) na divisa com o Amazonas. A onça foi capturada no último dia 13 de agosto, no perímetro urbano de Ji-Paraná (RO), após um monitoramento de mais de uma semana. A ação envolveu uma multi-equipe formada pela Polícia Militar Ambiental Corpo de Bombeiros e Ibama.

 

A primeira aparição da onça foi no dia 5 de agosto, quando tentou entrar num condomínio de luxo, no terceiro-distrito de Ji-Paraná. Depois foi vista pelos bairros Urupá e Novo Ji-Paraná, no primeiro distrito. O percurso urbano do animal seguia as margens do rio Urupá, um afluente do rio Machado. A força tarefa para capturar o animal fez monitoramento até localizar a onça num bueiro de águas pluviais, onde foi montada a gaiola de captura. A ação foi um sucesso com o resgate da onça sem ferimentos.

 

Jovenzinha

 

A idade da onça foi estimada em três anos e meio, sendo considerado um animal jovem para a espécie. No CETAS, a onça ficou por cerca de dez dias, até a equipe veterinária constatar que estava com boa saúde e apta para sobreviver na selva. A operação para soltar o felino aconteceu na sexta-feira, dia 22, envolvendo especialistas nesse tipo de ação.  

 

A operação contou com o apoio do Ibama e da Polícia Militar Ambiental. Para os especialistas envolvidos, a ação demonstra a importância da preservação e do manejo adequado da fauna, garantindo que animais silvestres possam retornar com segurança ao ambiente natural.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS