Nesta quinta-feira, 24, o desembargador Raduan Miguel Filho, presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, recebeu em audiência o vice-prefeito de Cabixi, Fábio de Matos, e o deputado estadual Lucas Torres. O objetivo do encontro foi discutir a implantação de um fórum digital no município. Durante a reunião, o juiz secretário-geral do TJRO, Rinaldo Forti, detalhou o funcionamento do Fórum Digital, que visa garantir o acesso à Justiça por meio da tecnologia.
Em documento assinado e entregue ao presidente do TJRO, o prefeito Silvano Ascari de Almeida, destacou que o município de Cabixi, localizado no cone sul do Estado, possui uma população superior a 5 mil habitantes e está localizado a aproximadamente 44 quilômetros de Colorado do Oeste e 130 de Vilhena, municípios que são sedes de comarcas e que, portanto, a instalação do fórum digital em Cabixi seria uma contribuição importante para enfrentar os desafios logísticos que a população enfrenta para o acesso à Justiça.
Para viabilizar o fórum, o município apresentou a indicação de uma área que atende aos moldes e exigências necessárias para a construção do fórum, no mesmo padrão já presente em Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Cujubim, Alto Paraíso, Campo Novo, Montenegro e Chupinguaia, sendo este último, o mais recente.
A construção de fóruns digitais é garantida por meio de parceria com os municípios. Além de arcar com os custos da instalação do prédio, a Justiça de Rondônia também articula parcerias com outras instituições públicas para que seus serviços sejam prestados de forma remota.
O presidente destacou que a contribuição do fórum digital para os municípios vai além do acesso à Justiça. “São locais que atendem a um fim social na região, pois também nos preocupamos em garantir uma área de convivência no entorno”, pontuou.
Considerada boa prática pelo Conselho Nacional de Justiça, o Fórum Digital do TJRO foi vencedor do prêmio Innovare, a principal premiação da Justiça brasileira.