PARALISAÇÃO: Ocupantes de reservas ambientais fecham BR-364 pedindo negociação

Esta é a terceira interdição recente da rodovia federal

PARALISAÇÃO: Ocupantes de reservas ambientais fecham BR-364 pedindo negociação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

PORTO VELHO — Nesta sexta-feira (4), produtores rurais ocupantes de reservas ambientais fecharam o trecho da BR-364 entre Itapuã do Oeste e Ariquemes, em Rondônia. O objetivo é negociar com autoridades estaduais e federais contra ordens de despejo recebidas por moradores da região do Soldado da Borracha do Rio Preto e de comunidades adjacentes. 
 
Esta é a terceira interdição recente da BR-364. O protesto é organizado pela ‘União de Produtores Rurais de Rondônia’. De acordo com a imprensa local, um grupo de representantes de produtores está em Porto Velho tentando abrir diálogo com políticos e autoridades. 
 
No trecho, o trânsito está totalmente paralisado. Caminhoneiros, ambulâncias e veículos de passeio estão impedidos de passar, e não há previsão para liberação até o momento. Quem bloqueia ilegalmente uma via ou estrada está sujeito, entre outras punições, a multa e até a prisão, caso desobedeça a ordem de alguma autoridade para fazer a liberação. 
 

Reserva

A Estação Ecológica Soldado da Borracha foi limitada para preservação em 2018. O objetivo, de acordo com o decreto 22.690/2018, era de preservar a natureza e propiciar o desenvolvimento de pesquisas científicas.
 
Uma Lei Complementar (999/2018) extinguiu a criação da Estação Ecológica Soldado da Borracha, mas em 2021 a Justiça de Rondônia declarou a Lei Complementar 999/2018 inconstitucional, após Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo Ministério Público.
 
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
O Brasil deve taxar os Estados Unidos da América?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS