A Escola Livre de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), está representando Rondônia no Encontro da Rede Nacional Escolas Livres – O Balanço da Rede 2025, que acontece até o dia 30 de maio em Fortaleza (CE). O evento é promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Com a participação de 68 organizações da sociedade civil de diversas regiões do país, o encontro reúne gestores federais, estaduais e representantes das Escolas Livres, promovendo intercâmbio de experiências e debates sobre políticas públicas de formação em arte e cultura.
A coordenadora pedagógica do Wankabuki, Lu Rodrigues, participa presencialmente do evento e destacou a importância da presença do grupo no cenário nacional. “É uma satisfação participar desse encontro, após um ano inteiro de trabalho. A arte de Rondônia finalmente está inserida nos círculos de arte do Brasil”, afirmou.
Durante a cerimônia de abertura, o grupo Catabum, da Tapera das Artes, deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, representantes do MinC, da Secretaria de Cultura do Ceará e da UFC enfatizaram a importância das Escolas Livres como polos de formação e de fomento à cultura em todo o Brasil.
A diretora de Educação e Formação Artística da Sefli, Mariangela Andrade, destacou o caráter histórico do encontro. “Estamos realizando o sonho de reunir todas as entidades fazedoras de cultura e formadoras de pessoas em um único lugar para pensar a formação artística e cultural”, disse.
A participação do Wankabuki reforça o papel ativo da cultura rondoniense na construção de políticas públicas e ações de formação artística em nível nacional, consolidando a presença do estado nas discussões e redes colaborativas de cultura.