CEREJEIRAS: Depois de muita polêmica após aumento, valores do IPTU devem cair

Vereador Sapata foi protagonista da reversão

CEREJEIRAS: Depois de muita polêmica após aumento, valores do IPTU devem cair

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desde o início de setembro a cidade de Cerejeiras passa por uma celeuma em torno de reajuste nos valores do IPTU cobrados da população. A polêmica em torno da correção foi gerada pela forma como o reajuste foi aprovado pelo Parlamento, em sessão extraordinária com pouca divulgação, e sem que houvesse uma discussão prévia com a comunidade. Desde o início da controvérsia, que ocasionou diversas manifestações públicas, inclusive a coleta de assinaturas de abaixo-assinado em pleno desfile do Sete de Setembro, o vereador Valdecir Sapata (PSB)  promoveu ações visando reverter a situação, e esta semana conseguiu inserir na pauta da sessão do Parlamento projeto de Lei que retorna os valores aos patamares de antes. 
 
O caso gira em torno de uma alteração na forma de cálculo do tributo, através de reavaliação dos valores venais dos imóveis, o qual estava defasado, de acordo com a prefeitura. Não há muita discordância em torno do argumento, o problema é que se resolveu promover a correção da tabela de uma vez só, fazendo com que o imposto sofresse elevação expressiva de forma brusca, algo que afeta principalmente a população de baixa renda.
 
Aliado a esse fato está foi contestada também a forma como o projeto de lei que promoveu o realinhamento tramitou pela Câmara Municipal, bem ao estilo ‘na calada da noite’, em sessão extraordinária.
 
A partir da divulgação do reajuste começaram as trocas de acusações e tentativas de justificar a ação por parte da administração e de vereadores, enquanto iminências pardas da cidade intervinham na crise tentando achar uma saída honrosa e legal para reverter a situação.
 
No entanto, Sapata adotou outra linha de ação, e apresentou iniciativa parlamentar para anular a sessão extraordinária, que se fosse adotada acabaria por comprometer também outros projetos votados na ocasião.
 
A assessoria jurídica do vereador encontrou outra saída, e além de requerer a anulação apenas da votação deste projeto específico, também elaborou um projeto substitutivo que revoga a lei aprovada, baseado em jurisprudência, retornando aos critérios de antes, concedendo tempo para que a para que se discuta, com prudência e dentro da técnica mais apurada, uma Planta Geral de Valores (PGV) condizente com a realidade econômica da  cidade e dos contribuintes e, dessa forma, se atualize os valores do IPTU com responsabilidade e transparência.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS