O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Promotor de Justiça Fernando Cavalheiro Thomaz, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Presidente Médici, inspecionou nesta quinta-feira (24/8), o Hospital e Maternidade do Município para verificar as condições estruturais e a prestação de serviço nos diversos setores.
Essa é uma das diligências tomadas no âmbito do processo administrativo nº 2023.0009.005.02161, que acompanha diversas políticas públicas municipais. Na ocasião, foram fiscalizados os espaços físicos, os equipamentos e as demandas da unidade de saúde. A medida também teve como objetivo identificar os pontos a serem melhorados.
No decorrer da visita técnica, os representantes de cada setor prestaram esclarecimentos quanto às ponderações do representante ministerial. Foi informado que o hospital, que também conta com maternidade, teve sua estrutura parcialmente reformada, objetivando uma melhor prestação dos serviços, assim como maior comodidade aos pacientes. Verificou-se que já há um planejamento municipal para realização de reforma no restante da estrutura predial.
Durante a inspeção foram apresentados para análise os novos equipamentos, ambulâncias, a área do centro cirúrgico e farmácia.
“Destaca-se que o Ministério Público, embora assuma o papel constitucional de órgão fiscalizador, não assume a natureza de algoz, tampouco age com o intuito de embaraçar o trabalho dos gestores. A atuação ministerial visa, se necessário, direcionar a atuação administrativa para uma boa prestação do serviço, para que isso alcance a população de uma forma positiva”, comentou o Promotor de Justiça Fernando Cavalheiro Thomaz.