Costa Marques é o município com maior número de representantes e dados são inéditos na pesquisa
Foto: Thales Antônio/Shutterstock
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Rondônia tem 2.926 pessoas que se declaram quilombolas. Os dados foram consolidados no Censo 2022 e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no estado.
Estes números são inéditos, já que é a primeira vez que o Censo incluiu nos questionários perguntas para identificar pessoas que se autodenominam quilombolas.
Detalhes
O município que tem maior população daqueles que se autodenominam quilombolas foi Costa Marques, com 1.345 pessoas.
Pimenteiras do Oeste tem a maior proporcionalidade, já que 24% dos habitantes se autodeclaram quilombolas, já que lá vivem 518 quilombolas, de um total de 2.156 pessoas, de acordo com o IBGE.
Em seguida, as cidades que aparecem com maior número de quilombolas são: Guajará-Mirim (494) e São Francisco do Guaporé (248).
Quilombolas
Na história do Brasil, os quilombos eram espaços de liberdade e resistência onde viviam comunidades de pessoas escravizadas fugitivas entre os séculos XVI e XIX.
Cem anos depois da abolição da escravidão, a Constituição de 1988 criou a nomenclatura “comunidades remanescentes de quilombos” - expressão que foi sendo substituída pelo termo "quilombola" ao longo dos anos.
Uma pessoa que se autodetermina quilombola tem, portanto, laços históricos e ancestrais de resistência com a comunidade e com a terra em que vive.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!