RETOMADA: Acadêmicos de Ji-Paraná abrem calendário de visitas ao Porto Organizado

Após a pandemia, diretoria volta às atividades do projeto, onde visitantes conhecem toda a dinâmica portuária

RETOMADA: Acadêmicos de Ji-Paraná abrem calendário de visitas ao Porto Organizado

Foto: Turma foi guiada por Carlos Iury, técnico de operação portuária da SOPH - Foto: Josi Gonçalves

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma turma de 26 alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de uma universidade de Ji-Paraná realizou visita técnica ao Porto Organizado de Porto Velho. O tour na Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) aconteceu na sexta-feira (13).
 
Os alunos conheceram os processos logísticos e visitaram os locais de movimentação de cargas do terminal portuário. Guiados por Carlos Iury dos Santos, técnico de operação portuária da SOPH, que discorreu sobre a importância e a contribuição da empresa pública para a logística. Os acadêmicos puderam ver de perto toda a dinâmica portuária.
 
O diretor-presidente da SOPH, Fernando Ramos, pontuou que estas ações de visitas técnicas são fundamentais para a formação acadêmica e profissional dos alunos, integrando a teoria e a prática.
 
Alunos conheceram os processos logísticos do Porto e visitaram locais de movimentação de cargas do terminal portuário - Foto: Josi Gonçalves
 
“A visita também foi um marco importante para nós porque simbolizou a retomada do ‘Conheça o Porto’, que é um projeto que permite a estudantes de todos os níveis de ensino conhecer o funcionamento do porto público e a importância da logística portuária”.
 
Visita técnica
 
A primeira vez que Hugo Nunes Araújo visitou o Porto Organizado foi há sete anos, na condição de aluno. Hoje, ele é professor dos Cursos de Administração e Contábeis e coordena a turma que veio conhecer o processo de movimentação portuária.
 
“Achei importante conhecer a estrutura de nosso estado. Porque a gente sempre vê logística, setor público, gestão de pessoas em sala de aula, e não vê nada de concreto. Tudo que a gente explica, estuda, faz prova, vamos ver como funciona na vida real”, explica o docente.
 
“As empresas que operam aqui e a facilidade de escoamento, de entrada e saída de produtos, a logística, a grandeza e forma de organização foi o que me chamou a atenção”, conta o estudante Edglei Rodrigues Braga, que está no 7° período do curso de Administração.
 
Aluno Tácio Ferreira disse que a experiência foi proveitosa - Foto: Josi Gonçalves
 
Naiane Cardoso Ribeiro está na reta final do curso de Administração e diz que não tinha noção do quanto o porto impacta positivamente a economia do Estado. 
 
“Eu nunca tinha visitado um porto, não sabia como era. Saber como é que funciona a logística, conhecer a estrutura, ver a organização, a parte de escoamento. Achei incrível”.
 
Para Tácio Ferreira Soares, aluno do Curso de Administração, a experiência foi proveitosa.
 
“Eu não conhecia a estrutura de porto ainda. Só tinha conhecimento bem teórico mesmo, de ouvir falar, e tinha curiosidade como que funcionava, quais eram as ferramentas utilizadas para as embarcações e até mesmo para o transporte da mercadoria”, conta o acadêmico.
 
Unidades de ensino interessadas em conhecer o porto podem enviar e-mail para gabportopv@gmail.com e agendar uma visita.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS