DECISÃO: Juiz decide que agricultores terão direito a indenização devido energia elétrica

A empresa de energia foi condenada em cinco processos e deverá pagar o valor de 8 mil reais por cada condenação.

DECISÃO: Juiz decide que agricultores terão direito a indenização devido energia elétrica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Juizado Especial Cível da Comarca de Alta Floresta D'Oeste-RO condenou a distribuidora de energia em Rondônia, Energisa, a indenizar sete pessoas da zona rural de Alta Floresta, sendo cinco por danos morais e duas por danos materiais.
 
No que diz respeito aos casos de danos materiais, além destes, foi determinado que a Energisa proceda a incorporação ao seu patrimônio das subestações, as quais desde o início de suas construções são utilizadas pela distribuidora para expandir a energia elétrica a outras famílias.
 
As indenizações, em processos distintos, somam o valor de 96 mil, 849 reais e 11 centavos.
 
Dano moral
 
As indenizações por danos morais deram-se em razão da interrupção de energia elétrica entre os dias 16 e 19 de setembro de 2021. A alegação da defesa da Energisa de que, dentre outros, foi um fato fortuito, por isso não teve culpa, não foi acolhida pelo juízo.
 
Segundo a sentença, a tempestade foi por poucas horas, sendo injustificada a demora no restabelecimento da prestação de serviço essencial, pois extrapolou o razoável, assim como o descumprimento de regulamento da Aneel, a qual dá um prazo de quatros horas para religação da energia elétrica, quando ocorrer suspensão indevida, como no caso.
 
A empresa de energia foi condenada em cinco processos e deverá pagar o valor de 8 mil reais por cada condenação.
 
Dano material
 
O dano material sobre as subestações deram-se pelas despesas para construção de rede particular de energia elétrica, em dois processos. Em um dos casos, a Energisa deverá pagar mais de 43 mil reais; e no outro, 13 mil reais.
 
Já a incorporação das redes elétricas particulares foi porque existe ato normativo da Aneel que fixou o dever para as concessionárias de energia elétrica incorporarem em seu patrimônio.
 
Nota da Energisa
 
A Energisa não comenta ações judiciais em curso. Contudo, é necessário esclarecer, a interrupção no fornecimento de energia se deu pela queda de árvore de grande porte na rede elétrica. Já sobre os casos de incorporação de redes de energia, a concessionária está informando os proprietários que preenchem os critérios e orientado sobre o procedimento administrativo para ressarcimento, conforme normas estabelecidas pela agência reguladora do setor – Aneel.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS