CARAMUJO AFRICANO: Ações de combate à proliferação são instauradas em Vilhena e Chupinguaia

A medida do MP leva em consideração os riscos oferecidos pelo molusco à saúde da população e, ainda, peculiaridades do Estado para a proliferação da praga

CARAMUJO AFRICANO: Ações de combate à proliferação são instauradas em Vilhena e Chupinguaia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O Ministério Público de Rondônia instaurou procedimento administrativo com o objetivo de fiscalizar e acompanhar a atuação de órgãos dos Municípios de Vilhena e Chupinguaia no combate e prevenção à proliferação do molusco conhecido popularmente como caramujo africano (Achatina fulica), hospedeiro de vermes, causadores de diversas doenças, dentre as quais a meningite eosinofílica.
 
O procedimento foi instaurado pelo Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen, que pediu informações sobre ações de enfrentamento ao problema, registros de atendimentos pelas Secretarias de Saúde de ambos Municípios e apresentação de um plano de atuação para o ano de 2021, entre outras providências.
 
A medida do Ministério Público leva em consideração os riscos oferecidos pelo molusco à saúde da população e, ainda, peculiaridades do Estado para a proliferação da praga.
 
O Caramujo Africano é originário do leste da África e foi introduzido no Brasil na década de 1980 como uma opção ao consumo de "escargot" (caracóis do gênero Helix). Todavia, o insucesso mercadológico, aliado à falta de predadores permitiram que se adaptasse a diversos ambientes no Brasil, sendo hoje encontrado em 23 estados.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS