AÇÕES: MP pede melhorias em centros de idosos para evitar o coronavírus

De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas com idade superior a 60 anos estão entre as mais suscetíveis às complicações causadas pela doença

AÇÕES: MP pede melhorias em centros de idosos para evitar o coronavírus

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Atendimentos prestados a idosos nas áreas de saúde, assistência social, em casas de acolhimento e associações que congregam esse público são tema de recomendação emitida pelo Ministério Público de Rondônia nos Municípios de Vilhena e Chupinguaia, em razão da pandemia do coronavírus (covid-19).

 

De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas com idade superior a 60 anos estão entre as mais suscetíveis às complicações causadas pela doença.

 

Subscrita pelo Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen, a recomendação orienta aos Municípios de Vilhena e de Chupinguaia, a suas respectivas Secretarias de Saúde e de Assistência Social e, ainda, a centros de atendimento e associações voltadas para este público que implementem, em caráter de urgência, medidas administrativas e sanitárias, de orientação e prevenção adotadas quanto à população idosa, inclusive, em relação aos idosos que estão em situação de rua e aqueles que estão acolhidos em instituições de longa permanência, considerados pessoas do grupo de risco, pelo Ministério da Saúde.

 

No documento, o MP pede, entre outras providências, que sejam empreendidas medidas de fiscalização, nas instituições de longa permanência para idosos, para que sejam cumpridos protocolos, de acordo com as instruções da Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº05/2020, que estabelece orientações para a prevenção e controle de infecções pelo Novo Coronavírus (SARS-COV-2) nesses locais.

 

O Ministério Público também orienta que seja intensificada a divulgação da campanha de vacinação contra a gripe, junto aos idosos. 

 

Instrui ainda que aqueles que apresentarem os sintomas mais comuns da doença, tais como febre e/ou tosse ou dificuldade para respirar, entre outros, liguem para o número 136 e acionem um posto de saúde, de acordo com orientação do Ministério da Saúde.

 

Ainda na recomendação, o MP instrui que, diante de um caso suspeito, conforme orientações da Sociedade Brasileira de Infectologia, o paciente seja mantido em isolamento enquanto houver sinais e sintomas clínicos, entre outras medidas.

 

O documento também traz medidas concretas a serem implementadas pelos dirigentes de lares e de centros de acolhimento, abordando práticas de desinfecção, higienização pessoal e limpeza, a serem adotadas por idosos e cuidadores.
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS