Suspeito se embrenhou na mata para fugir do barco-patrulha
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Polícia Ambiental encontrou na manhã da terça-feira, 18, no rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste, itens de pescaria que foram deixados dentro de uma canoa. A embarcação foi abandonada pelo ocupante assim que ele viu a aproximação dos policiais. O homem fugiu e não foi encontrado.
A fiscalização faz parte da operação “Paz no Campo” e, durante o patrulhamento fluvial, no rio Guaporé, recolheu o material. A guarnição havia saído da Vila Neide e navegava até o porto de Pimenteiras do Oeste, quando se deparou com um homem que, dentro de uma canoa, pescava às margens do rio, em um período que não é permitido o ato.
Ao ver os policiais se aproximarem, o homem fugiu para dentro da mata e não foi encontrado. Já em revista a pequena embarcação, foram encontrados diversos objetos de pesca e uma rede que estava armada.
Vale ressaltar que Rondônia está no período de defeso, em que a pesca profissional e amadora de tambaqui está proibida em todos os rios do Estado desde o dia 1º de outubro de 2019 até o dia 31 de março de 2020, de acordo com determinação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
Porém, outras espécies também estão dentro das proibidas para a pesca, como o Pirarucu, que não poderá capturado entre novembro de 2019 e abril de 2020; a pesca das demais não é permitida entre 15 de novembro de 2019 e 15 de março de 2020. Isso acontece porque nesse período os peixes se reproduzem. Pescadores profissionais só podem pescar até 5 quilos, para consumo próprio.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!