A videoconferência marcou a inauguração de novos equipamentos de TI do TJRO
Foto: Comunicação TJ
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A construção de uma nova unidade de montagem de rodas de bicicletas para atender o sistema penitenciário de Pimenta Bueno foi o tema da videoconferência realizada na manhã desta terça-feira, 26, no edifício-sede do Tribunal de Justiça de Rondônia.
Um projeto da empresa Ciclo Cairu prevê a reconstrução de um barracão dentro da Penitenciária de Pimenta Bueno, para a realização do trabalho com os presos em regime fechado e vai atender critérios e condições ideais para que possam montar rodas de bicicleta que hoje são montadas por robôs na indústria. “A Cairu faz esse trabalho social de permitir que, por um método já em desuso, os presos possam se ocupar, trabalhando e fazendo remissão de pena por conta do trabalho remunerado, que é um fator importante para a dignidade deles”, explicou o presidente do TJRO Walter Waltenberg.
Durante a videoconferência, a juíza de Execução Penal, Roberta Cristina informou que “dentre as comarcas do interior, Pimenta Bueno é a comarca que mais utiliza mão de obra de apenado do regime fechado dentro da unidade”. Aproximadamente 80 presos já realizam trabalhos na unidade prisional.
A secretária de Estado da Justiça, Etelvina Rocha afirmou que “a união do Executivo com o Judiciário, Ministério Público e meio empresarial, é fundamental para que o processo de ressocialização aconteça de fato. A ideia dessa união é fazer com que a ressocialização aconteça dentro da unidade prisional e também quando o preso cumprir a sua pena e se torne egresso”.
O empresário Euflávio Ribeiro falou que o galpão, de 346 m², terá estrutura de concreto e cobertura metálica e citou a iniciativa como um exemplo de boa vontade dos administradores com adesão do meio empresarial e uma oportunidade de trabalho mais segura para quem cumpre pena e ao mesmo tempo se prepara para a reintegração social.
A vídeo conferência sobre a reconstrução do galpão em Pimenta Bueno marcou a inauguração do novo sistema de vídeoconferência do TJRO.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!