RONDÔNIA: Descarte inadequado de lixo urbano preocupa a saúde da população

Muita polêmica sobre a destinação incorreta do lixo urbano em Ji-Paraná tem sido motivo de palestras, audiências públicas e reuniões

RONDÔNIA: Descarte inadequado de lixo urbano preocupa a saúde da população

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No Brasil mais de três mil lixões impactam na qualidade de vida de mais de 77 milhões de brasileiros, conforme dados da Abrelpe – Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública. São mais de 30 milhões de toneladas de lixo, depositados de forma inadequada contaminando o lençol freático e o solo, e transformando para pior a vida das pessoas.

 

Em Ji-Paraná não é diferente, pessoas que vivem no entorno dos lixões a céu aberto, também são afetadas pelas águas contaminadas devido a grande quantidade de lixo descartado a céu aberto e a falta de cuidado ao depositá-lo, contaminando não só o solo, mas também o ar, disseminando doenças que afetam crianças e adultos que trabalham de forma insalubre no local.

 

Conforme a Lei 12.305/2010 os depósitos de lixo a céu aberto já deveriam ter sido erradicados no Brasil e terem sido substituídos por aterros sanitários que são tecnicamente preparados com material de tecnologia adequado para a impermeabilização do solo evitando o derrame de chorume que envenena o lençol freático.

 

Entretanto, atualmente encontra-se finalizado no centro do estado um aterro sanitário de propriedade particular da MFM Soluções Ambientais com capacidade para receber trezentas toneladas de lixo diariamente e atender onze municípios da região central de Rondônia.

 

O aterro segue todos os parâmetros de segurança e normas técnicas ambientais, aguardando apenas pareces dos órgãos competentes para o inicio das atividades em Ji-Paraná.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS