EM RONDÔNIA: Cinco pessoas estão internadas com suspeita de botulismo

Segundo a enfermeira, no domingo passado, oito pessoas participaram de um almoço em São Miguel do Guaporé, de onde pode ter resultado a contaminação

EM RONDÔNIA: Cinco pessoas estão internadas com suspeita de botulismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Coordenadora da Vigilância em Saúde de Cacoal, Ivani Claudete Gromann, comunicou nesta quarta-feira à Prefeitura da cidade sobre um surto de botulismo que está ocorrendo na região. Cinco pessoas, que teriam contraído a bactéria causadora da doença, estão internadas no Hospital Regional de Cacoal, após terem consumido carne contaminada, na cidade de São Miguel do Guaporé.

 

Segundo a enfermeira, no domingo passado, oito pessoas participaram de um almoço em São Miguel do Guaporé, de onde pode ter resultado a contaminação.

 

Do total de pessoas envolvidas no surto, cinco pessoas adultas estão internadas, quatro em estado grave na UTI, sem sinais de agravamento. As outras 3 pessoas estão sem sintomas (01 adulto e 2 crianças).

 

“Este surto esta sendo acompanhado por uma equipe multiprofissional de diversos setores da Secretaria Estadual de Saúde, LACEN, CIEVS e Vigilâncias Epidemiológicas de Cacoal, São Miguel e Alvorada. Foram coletadas amostras de todos os pacientes, bem como de alimentos da residência onde ocorreu o almoço para análise no LACEN RO”, disse ela no comunicado.

 

Os pacientes mais graves estão sendo tratados com soro anti-botilínico e, segundo a coordenadora, o Ministério da Saúde está encaminhando mais soros para administrar aos demais que participaram deste almoço, mesmo assintomáticos.

 

No mesmo comunicado, a coordenadora alerta à população sobre o botulismo, uma doença grave e não contagiosa. Como medida de prevenção é recomendado evitar a ingestão de alimentos em conserva que estiverem em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas ou com alterações no cheiro e no aspecto.

 

“Conservas caseiras e produtos industrializados que não ofereçam segurança devem ser fervidos ou cozidos por 15 minutos antes de serem consumidos. E é importante não conservar alimentos a uma temperatura acima de 15ºC”, finalizou ela.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS