CONCLUSÃO: Finalização de obras anuncia inauguração de aterro sanitário

Aterro Sanitário Regional de Ji-Paraná recebe serviços de acabamento para inauguração

CONCLUSÃO: Finalização de obras anuncia inauguração de aterro sanitário

Foto: Assessoria MFM

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nem é possível mais dizer que as obras do Aterro Sanitário Regional de Ji-Paraná, no Centro de Rondônia, estão avançadas. Agora, é melhor falar que está chegando a hora da inauguração, de realizar o grande sonho da comunidade na região. As imagens revelam uma estrutura quase pronta para funcionar. Isso, praticamente depois de apenas três meses da retomada da construção da obra. No local, a MFM Soluções Ambientais mantém 40 trabalhadores diretos para os serviços de conclusão.

 

As células para disposição do lixo urbano e as lagoas de tratamento recebem os últimos retoques, sempre para garantir a segurança e eficácia do processo da operação.

 

As células receberam as mantas de PEAD – Polietileno de Alta Densidade, o que evita a contaminação do solo (lençol freático). Além disso, foram instalados os equipamentos para colher o chorume – líquido da decomposição do lixo orgânico – e fazer a descarga dos gases gerados.

 

Aliás, onde vai funcionar a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), imensas caixas d'água mostram que o chorume terá cuidados especiais. Tanto é que o chorume tratado nos aterros sanitários da MFM (Vilhena, Sul do Estado; e Cacoal, Centro), alcança nível de pureza acima do que recomenda o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

 

A verdade é que os serviços de acabamento do aterro sanitário em Ji-Paraná anunciam uma nova época para quem sofre há mais 10 anos com as degradações de um grande lixão a céu aberto. A cidade-sede e municípios vizinhos finalmente terão acesso ao atendimento para destinação correta do lixo urbano.

 

Somente Ji-Paraná deve fazer a disposição de cerca de 100 toneladas de lixo por dia, o que corresponde a um terço (1/3) da capacidade total do aterro sanitário (de 300 toneladas, dia).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS