EXERCÍCIO DE 2017: MPC decide pela reprovação das contas de Colorado do Oeste

O motivo da não aprovação foi, notadamente, a identificação de insuficiência financeira para cobertura de obrigações, que segundo a jurisprudência da Corte de Contas constitui irregularidade gravíssima

EXERCÍCIO DE 2017: MPC decide pela reprovação das contas de Colorado do Oeste

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO), por meio de sua Procuradoria-Geral, emitiu parecer pela não aprovação das contas do Município de Colorado do Oeste, referentes ao exercício 2017.

 

O motivo da não aprovação foi, notadamente, a identificação de insuficiência financeira para cobertura de obrigações, que segundo a jurisprudência da Corte de Contas constitui irregularidade gravíssima. Além disso, outras falhas foram apontadas, entre elas, os gastos com pessoal acima do limite máximo permitido em lei e o não atingimento da meta de resultado primário.

 

MEDIDAS

 

No parecer, o MPC-RO ainda se manifesta pela determinação à administração municipal para a adoção de medidas como a observância à limitação e os prazos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a fim de que a despesa com pessoal se ajuste ao limite legal.

 

Também deve o município de Colorado do Oeste, segundo o MPC, aprimorar e intensificar as medidas judiciais/administrativas para cobrança dos créditos inscritos em dívida ativa, visando aumentar a arrecadação.

 

Outras medidas se atêm ao cumprimento, pelo município, das metas do Plano Nacional de Educação, bem como a instituição de plano de ação buscando melhorar os indicadores do IEGM, especialmente os relacionados à qualidade dos serviços aos usuários e à conformidade da legislação, contendo requisitos como definição do objetivo, estratégica (ação/atividade), metas, prazo e responsável.

 

Os gestores do município devem ainda se atentar aos alertas, determinações e recomendações proferidos no âmbito da prestação de contas do município de Colorado do Oeste referentes ao exercício 2016.

 

Por fim, opina o MPC que a Controladoria-Geral do Município acompanhe e informe, por meio de relatório de auditoria a ser encaminhado junto com as contas anuais, as medidas adotadas pela municipalidade para o cumprimento das recomendações ou determinações dispostas na decisão a ser proferida pelo TCE-RO na apreciação das contas do exercício de 2017, assim como no acórdão proferido nas contas do exercício anterior.

 

O parecer do MPC-RO compõe o Processo nº 1643/18, disponível no portal do MPC-RO (http://www.mpc.ro.gov.br/) pelo sistema “Consulta Processual”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS