PESAR: Corpo do Dom Antônio Possamai é velado no centro de Ji-Paraná

Os fiéis farão vigília durante a noite

PESAR: Corpo do Dom Antônio Possamai é velado no centro de Ji-Paraná

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Bispo Emérito da Diocese de Ji-Paraná, Dom Antônio Possamai, morreu aos 89 anos de idade no último sábado (27), vítima de parada cardíaca. O corpo do bispo está sendo velado na Igreja São João Bosco, no centro de Ji-Paraná. Missas de corpo presente serão celebradas hoje, dia 29, às 15h00 horas e 19h30 horas. Os fiéis farão vigília durante a noite. Nesta terça-feira, dia 30, haverá missa às 06h00 e às 14h00. Em seguida, o corpo será levado para a Igreja São José, onde será sepultado no espaço reservado aos religiosos dentro do templo.

 

 

Trajetória de luta e amor ao próximo

 

Nomeado bispo no dia 04 de março de 1983, a ordenação episcopal aconteceu em sua cidade natal (Ascurra/SC) do dia 15 de maio, assumindo como lema o que o caracteriza como bispo: “O Senhor me ungiu para evangelizar os pobres”.

 

Na Congregação Salesiana, sua profissão religiosa aconteceu no dia 31 de janeiro de 1948, e a Ordenação presbiteral em 08 de dezembro de 1957. Cursou filosofia em São Joao Del Rey/MG de 1948 a 1950; teologia no Instituto Pio XI em São Paulo de 1954 a 1957; Curso de renovação teológica e espiritualidade na Venezuela em 1970; foi diretor de estudos, pároco e vigário paroquial. Vice provincial dos salesianos em Porto Alegre/RS de 1963 a 1972; Provincial em Recife/PE de 1976 a 1982. Como bispo de Ji-Paraná esteve a serviço da CNBB sendo presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes, presidente do Regional Norte I, vice-presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia; membro delegado da Conferencia de Aparecida (CELAM).

 

Durante 24 anos (05/06/1983 a 11/04/2007) esteve à frente do povo de Deus da Diocese de Ji-Paraná, semeando a esperança, atuando na defesa dos sem-terra, dos direitos humanos, dos índios, das comunidades e do meio ambiente.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS