FISCALIZAÇÃO: MP obriga prefeitura de Presidente Médici a implantar ponto eletrônico

Um servidor público assinou a folha de ponto em período no qual encontrava-se no gozo de férias

FISCALIZAÇÃO: MP obriga prefeitura de Presidente Médici a implantar ponto eletrônico

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Em cumprimento a acordo firmado com o Ministério Público do Estado de Rondônia, o município de Presidente Médici implantou o ponto eletrônico, no início deste mês de outubro, em todos os órgãos que integram a Administração Pública Municipal.


O acordo firmado com o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Presidente Médici, se deu a partir da constatação de que um servidor público assinou a folha de ponto em período no qual, de fato, encontrava-se no gozo de férias.

 

Foi constatado também que muitos servidores públicos registravam, em uma única oportunidade, todos as jornadas de trabalho do mês, sempre com o mesmo horário de entrada e saída.
 

Na oportunidade da celebração do acordo, o Ministério Público alertou que o descumprimento, pelos agentes públicos, da jornada de trabalho a que estão sujeitos enseja danos ao erário e prestação ineficiente dos serviços públicos e de utilidade pública.

 

Paralelo a isso, resulta no enriquecimento ilícito do servidor, porque ele recebe a remuneração, paga com dinheiro público, sem a correspondente prestação dos serviços, o que constitui grave imoralidade e, por consequência, improbidade administrativa.


O MP pontuou, ainda, que os registros de frequência e de jornada de trabalho com registrador eletrônico gozam de maior confiabilidade que os registros feitos em folha de ponto. A adoção de sistema de registro de ponto fidedigno representa proteção para a Administração Pública e para os servidores.

 

O registro da frequência e do tempo de trabalho repercute na remuneração, e garantia para a sociedade de que o dinheiro público está sendo bem empregado, pois os servidores públicos e os prestadores de serviços somente receberão pelos serviços efetivamente prestados.


Para o município, o registro eletrônico de ponto, além de trazer segurança e transparência no que diz respeito às jornadas de trabalho desenvolvidas pelos servidores públicos e pelos prestadores de serviço, contribui para a eficiência e a moralidade administrativa.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS