RECICLAGEM: MFM inaugura Central de Triagem do Aterro Sanitário Regional

Parceria estimula a seleção de materiais recicláveis e beneficia os catadores

RECICLAGEM: MFM inaugura Central de Triagem do Aterro Sanitário Regional

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A MFM Soluções Ambientais inaugurou a Central de Triagem do Aterro Sanitário Regional de Cacoal, na região Centro de Rondônia (475km de Porto Velho, Capital). A cerimônia contou com a presença da prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues, dos catadores de recicláveis no município e autoridades, entre elas o vereador Jabá Moreira, além de Flávia Iraiore, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) no Brasil.

 

A Central de Triagem é uma obra da MFM para beneficiar o trabalho de catadores de recicláveis no Estado. “É um dos compromissos da MFM para elevar ainda a qualidade de vida em Rondônia”, definiu Allan Muller, diretor Executivo da empresa.

 

Para isso, Allan conta que a MFM firmou parcerias com a Prefeitura de Cacoal e a Cooperativa de Catadores de Recicláveis (Coopercatar) no município para estimular e qualificar as atividades da categoria: “Temos um bom exemplo desta parceria no Sul do Estado, onde os catadores locais foram integrados à Central de Triagem do Aterro Sanitário Regional de Vilhena”.

 

No município distante 705km de Porto Velho, as famílias beneficiadas fazem a seleção de 50 toneladas de recicláveis por mês, e a renda familiar já chega a 2 mil e 200 reais.

 

Em Cacoal, a Coopercatar prevê, inicialmente, fazer a seleção de 40 toneladas de recicláveis todo mês, com a integração de 30 famílias de catadores.

 

Segundo Marcos Rodrigues, presidente da cooperativa, a parceria com a MFM e a Prefeitura de Cacoal garante o desenvolvimento do trabalho dos catadores: “O apoio da MFM tem sido fundamental para a construção de um futuro promissor e a prefeitura também nos abre oportunidades para avançar”.

 

A prefeita Glaucione confirmou a expectativa de Marcos. “Essa parceria celebra a sustentabilidade, com a geração de emprego para as famílias por meio da seleção de recicláveis”, disse.

 

Glaucione ainda anunciou que os esforços para melhorar ainda mais o processo de seleção de recicláveis em Cacoal passam pela coleta seletiva, um sonho também dos catadores: “Não podemos parar, vamos desenvolver as questões ambientais em nossa cidade”.

 

O vereador cacoalense Jabá Moreira lembra que a MFM está cumprindo seus compromissos com a sociedade em Cacoal. “Nas discussões e audiências públicas sobre a instalação do aterro sanitário em Cacoal, a empresa sempre focou sua atuação no tripé econômico, social e ambiental, e é exatamente isso o que está acontecendo”, ressaltou.

 

Flávia Iraiore, do MNCR, por sua vez, comemora: “É um sonho sendo realizado”. Mas, há 10 anos, ela disse que não acreditava na realização. “Muitos esforços foram em vão”, lembra.

 

Para Flávia, fica mais viável realizar um projeto quando a parceria tem agentes responsáveis com suas ‘obrigações’: “É preciso comprometimento das partes, o que está evidente em Cacoal, estamos muito felizes por isso”.

 

O diretor Comercial da MFM, Marcos Vitorino, afirmou que os catadores de recicláveis de Ji-Paraná também vão se beneficiar das parcerias que a empresa desenvolve. “Vamos inaugurar em Ji-Paraná a terceira unidade de aterros regionais da MFM em Rondônia e a seleção de materiais recicláveis estará integrada”, ressaltou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS