JUSTIÇA: MP ingressa com ação civil em Alto Alegre dos Parecis

A ação foi ajuizada para apurar notícias de que o laboratório municipal de Alto Alegre dos Parecis, desde 2014, não estaria realizando hemogramas para a população

JUSTIÇA: MP ingressa com ação civil em Alto Alegre dos Parecis

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Oeste, ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar, para que o município de Alto Alegre dos Parecis promova, no prazo de 30 dias, a instalação e regular funcionamento de equipamentos e materiais necessários ao funcionamento do serviço de biodiagnóstico do município, inclusive promovendo a lotação de equipe técnica necessária, mantendo disponível aos usuários do Sistema Único de Saúde os exames laboratoriais essenciais, incluindo-se o hemograma.

 


O Promotor de Justiça Matheus Kuhn Gonçalves pede na ação que seja aplicada uma multa diária no valor de R$ 1 mil aos requeridos – município, prefeito e à secretária municipal de Saúde-em caso de descumprimento da liminar. 

 


Ao final, que seja julgada procedente a ação, confirmando-se a liminar, de modo a determinar aos requeridos que disponibilizem sempre que solicitado e necessário, exames laboratoriais essenciais, incluindo-se o hemograma, além de garantir a manutenção dos equipamentos de análise hematológica do laboratório municipal e, em caso de impossibilidade técnica de manutenção dos aparelhos, realizar a substituição destes, de modo a minimizar as deficiências do atendimento à população.

 


A ação foi ajuizada a partir inquérito civil público instaurado para apurar notícias de que o laboratório municipal de Alto Alegre dos Parecis, desde 2014, não estaria realizando hemogramas para a população, em que pese tenham sido dispendidos recursos para o conserto do equipamento necessário aos exames laboratoriais. Desde então, de acordo com o diretor do Hospital Municipal de Alto Alegre, as amostras colhidas são encaminhadas à rede de referência de hospitais públicos em Rolim de Moura e Alta Floreste, conforme pactuação.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS