Coordenação e Vigilância em Saúde de Pimenta Bueno emitiu nota
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O setor de Coordenação e Vigilância em Saúde de Pimenta Bueno, município a 180 km de Vilhena, emitiu uma nota destinada à comunidade, na qual afirma que foi detectado o vírus da febre amarela em dois macacos.
Os animais foram encontrados na área rural da cidade. A nota alerta, ainda, que esse diagnostico não traz motivos para pânico, já que há boa cobertura vacinal no município.
Um dos animais foi encontrado na linha 50, no Setor Dimba. O segundo estava na RO 010, na linha 25, às margens do Igarapé Marreta. O comunicado explica que os macacos não transmitem a doença.
VACINAÇÃO
A coordenação orienta, inclusive, que a vacina contra a febre amarela é a principal ação de prevenção da doença. A dose é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (Sus) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O setor de vigilância pede à população que, caso seja constatada a morte ou doença de macacos, não manipulem o animal morto ou doente. É preciso que comuniquem ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da região.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!