Município tem cerca de mil microempreendedores individuais (MEI) que atuam em diversas áreas. Semana do MEI oferece palestras e oficinas para esse público.
Foto: Assessoria- Sebrae
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As facilidades que o empreendedor tem para se formalizar e os benefícios que isso lhe traz foram o principal assunto debatido na Semana do Microempreendedor Individual em Guajará-Mirim (RO), onde existem cerca de mil MEI acompanhados pelo Sebrae Rondônia.
A programação do evento, que acontece em todo o país, oferece orientação, palestras sobre empreendedorismo, linhas de crédito e benefícios, tudo com o objetivo de auxiliar o empreendedor que está começando e aquele que já está no mercado há mais tempo.
A analista técnica do Sebrae em Guajará-Mirim, Adriana Duarte, disse que vê a Semana do MEI como um grande evento. “Eu a comparo com o Dia das Mães: todo dia é Dia das Mães, mas há uma data especial para homenageá-las, e com a Semana do MEI é a mesma coisa. Todo dia é dia de orientar nossos microempreendedores individuais, mas temos uma semana especial voltada para eles, dando orientações e o ‘norte’ que eles precisam para ter sucesso nos negócios”, declarou.
Júnior Messias formalizou sua empresa de pequenos reparos há três anos. Depois que se tornou MEI, conta que começou a ter mais responsabilidade com os negócios. “A oportunidade de me tornar MEI me deixou mais seguro, porque sou amparado por vários benefícios e tenho que ter mais responsabilidade com meus gastos, investimentos e projetos”, comemora Messias.
Já José Francisco, que sempre trabalhou com construção civil, agora quer migrar para o ramo varejista de produtos alimentícios. Ele participou de palestras e oficinas durante a Semana do MEI e tem vários planos. “Eu vim participar porque quero voltar a atuar como MEI. Saio do evento sempre com novas perspectivas de atuação no mercado. É muito bom o suporte que o Sebrae nos dá, assim como a sua preocupação com cada informação. Daqui a dez anos quero ser um grande empresário”, finaliza.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!