UPA fortalecerá atendimento de urgência e emergência

A UPA é um PS avançado e irá fortalecer o atendimento de urgência e emergência em Ji-Paraná.

UPA fortalecerá atendimento de urgência e emergência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ji-Paraná terá até o fim do segundo semestre de 2018 uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). Cerca de 50% da obra já está concluída. São quase R$ 3,2 milhões de recursos dos investidos, mas a previsão é que ultrapasse os $ 4,2 milhões depois de pronta, pois estão sendo licitados os equipamentos, mobílias e climatização do prédio.

 

A UPA é um PS avançado e irá fortalecer o atendimento de urgência e emergência em Ji-Paraná, que atende vários municípios da Região Central de Rondônia. A população deve procurar a unidade médica em casos, por exemplo, de pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Os pacientes deverão ser encaminhados ao Hospital Municipal ou unidades especializadas somente depois de serem avaliados e terem a situação controlada pelos médicos da unidade.

 

A UPA fica localizada na rua T-10, bairro Nova Brasília, segundo distrito. Contará com 10 leitos de observação, ala odontológica, farmácia, setor administrativo, consultórios médicos, setor de estabilização, triagem, recepção, sala de espera e sala de exames laboratoriais, setor de assistência social e área de desembarque de ambulâncias.

 

Para o Secretário Municipal de Saúde, Renato Fuverki, a unidade irá desafogar a demanda do Pronto Socorro que fica anexo ao Hospital Municipal Claudionor Roriz. “Ji-Paraná terá um PS no primeiro e outro no segundo distrito da cidade. É um enorme passo que estamos dando para fortalecer uma rede de atendimento importantíssima para o nosso município. Teremos uma UPA de grande porte que oferecerá uma estrutura e equipamentos avançados”, explicou o secretário.

 

Enquanto a obra não fica pronta, a Prefeitura de Ji-Paraná está providenciando a contratação dos profissionais que irão trabalhar na UPA, por meio do Concurso Público que será realizado esse ano. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde garantiu a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) junto ao Governo Federal. A Central de Regulação do Serviço será construída ao lado da Unidade de Pronto Atendimento. O investimento será de quase R$ 500 mil.

 

“O Ministério da Saúde já autorizou a construção da sede do SAMU, onde os profissionais ficarão regulando os pacientes na Rede de Urgência e Emergência do Município. As ambulâncias, a compra dos equipamentos e mobiliários já estão sendo requerido pelo município. A gente espera que dê tudo certo, afinal fizemos bons projetos e todo esse planejamento nos garante que a saúde de Ji-Paraná terá ainda mais qualidade”, finalizou o secretário de saúde.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS