Cerca de 40 famílias são beneficiadas com a entrega de Títulos de propriedades de terra

Cerca de 40 famílias são beneficiadas com a entrega de Títulos de propriedades de terra

Cerca de 40 famílias são beneficiadas com a entrega de Títulos de propriedades de terra

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Criado em 2009, o Programa Terra Legal tem por objetivo a resolução dos problemas de regularização fundiária da Amazônia Legal. No último dia 24 de Julho, foram entregues 37 títulos para produtores rurais da Linha C-25 da Gleba Cuniã. Participaram da Solenidade, a Deputada Estadual, Epifânia Barbosa (PT), o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, Anselmo de Jesus, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e representantes da comunidade local.
Há muitos anos, a Deputada Epifânia Barbosa dedica o seu trabalho político às questões que envolvem a Linha C-25 da Gleba Cuniã, além de outras regiões do Estado. “Nossas ações são voltadas para educação, melhores condições das estradas e o fortalecimento da agricultura dessa comunidade”, ressalta Epifânia.
A entrega dos Títulos realizada na localidade vai beneficiar cerca de 40 famílias, que passam a ser donos legais das propriedades onde moram, plantam e tiram o seu sustento. “Parabenizo o trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura, juntamente com a EMATER, com o MDA e com o Terra Legal, porque essa conquista é algo que a população anseia há bastante tempo”, ressalta Epifânia Babosa na ocasião da entrega das escrituras.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Programa Terra Legal promove a regulamentação de terrenos ocupados por posseiros em terras públicas federais chamadas de “não destinadas”. Incluem-se nessa classificação, aquelas que não sejam consideradas reservas indígenas; unidades de conservação; marinha; locais reservados à administração militar; e florestas públicas.
Produtores de agricultura familiar e comunidades locais têm prioridade no atendimento do Terra Legal. Os benefícios do programa são diversos, com destaque para a redução do desmatamento e o aumento da produtividade dos agricultores. Ao receber o título de posse do terreno, o dono se compromete a cumprir os requisitos legais como a manutenção da área de preservação permanente ou a reflorestar a área desmatada.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS