Praga ameaça produção de laranjas no interior de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Técnicos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) coletam amostras de laranjas na região da cidade de Cacoal, interior de Rondônia ameaçadas pela praga conhecida como “Pinta Preta dos Cítricos”. Se os especialistas constatarem alguma bactéria nas frutas, a região do entorno de Cacoal será proibida de comercializar-las a outros Estados.
A praga ataca principalmente laranjas doces, limões e tangerinas. Através de fungos provoca lesões que deixam os frutos com manchas pretas. Segundo o engenheiro agrônomo da Idaron, Adson Ribeiro, o fungo compromete a qualidade da casca do fruto e o torna impróprio para o consumo. “O fungo compromete a qualidade da casca, ou seja, aquele fruto fica impróprio para o consumo. A fruta só vai servir para a indústria de sucos”, disse Ribeiro.
Ainda segundo Ribeiro, alguns estados já controlaram a praga nas lavouras e proíbem a entrada de frutas cítricas com a praga “Pinta Preta dos Cítricos”.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!