Agricultores da Vila da Penha, distrito de Abunã receberam neste sábado (14), equipamentos agrícolas doados pela prefeitura de Porto Velho. Um trator agrícola, uma grade aradora e uma carreta basculante foram entregues pelo secretário José Wildes de Brito (Semagric) à Associação de Produtores Rurais do PA, Taquara e Paudarc (ASPROTA). Os recursos para aquisição dos equipamentos são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, através de emenda parlamentar do ex-deputado federal Anselmo de Jesus, também presente à cerimônia.
José Wildes explicou que o objetivo do prefeito Roberto Sobrinho é fortalecer a patrulha mecanizada da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric). Com isso, dará suporte ao Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), garantindo maior assistência técnica aos produtores rurais da agricultura familiar, estabelecidos nas vicinais do Município.
Ao todo, foram investidos R$ 132.100,00 na compra dos equipamentos, com contrapartida da prefeitura. Eles vão beneficiar 70 famílias de produtores, todos ligados à agricultura familiar. Também serão atendidos os agricultores das Linhas Nona, Noninha, Oitava, Sexta, Onze, Onzinha, 23 e 21. “Essa medida vai melhorar a produção e também a vida do homem do campo”, destacou o secretário.
Também estiveram presentes, à cerimônia de entrega do maquinário a deputada estadual Epifânia Barbosa, o vereador Jurandir Bengala, e representantes do INCRA e Emater. A deputada destacou o esforço da prefeitura de Porto Velho em fornecer auxilio ao homem do campo com oportunidade de emprego e renda. “Os benefícios estão chegando a todos em todos os lugares. E isso tem permitido que o homem permaneça no campo com sua família, mas com melhor qualidade de vida”, disse.
Anselmo de Jesus reforçou sobre a importância de investir na agricultura familiar e que em todo o seu mandato procurou dar atenção especial ao homem do campo.
Agroindústrias
O secretário também disse que os agricultores brevemente serão contemplados com uma máquina de beneficiar arroz e uma casa de farinha, para o beneficiamento da mandioca. “São medidas adotadas pela prefeitura dentro do programa de instalação de pequenas agroindústrias que já atendeu 26 associações de produtores rurais”, comentou José Wildes. Ele ainda destacou que essa é uma forma de agregar valor aos produtos, fazendo com que os agricultores tenham um rendimento melhor.
Fruticultura
Na mesma comunidade, 80 agricultores foram inseridos no projeto de fruticultura, implantado pela prefeitura em parceria com a Emater/RO, Sebrae e Instituto Camargo Correia. Eles estão recebendo a assistência necessária para a produção de abacaxi. O apoio técnico está sob a responsabilidade da Emater e o Sebrae presta orientações sobre a comercialização das frutas. A prefeitura, através da Semagric, realizou trabalhos de destoca, gradagem e incorporação de calcário.
José Wildes informou que também estão previstas entregas de equipamentos agrícolas aos produtores de Extrema, na divisa de Rondônia com o Acre e os estabelecidos na Colônia Viçosa, região Sul de Porto Velho.