Defensoria integra equipe que vistoria presídios no interior

Defensoria Integra equipe que vistoria presídios no interior

Defensoria integra equipe que vistoria presídios no interior

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Começou nesta terça-feira (26), pelo município de Vilhena, a 700 km da Capital, a vistoria nos presídios das cidades localizadas ao longo da BR 364. O trabalho, que encerrará nesta sexta-feira(29), está sendo realizado por uma equipe formada pelo juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Domingos Neto, que está coordenando o mutirão carcerário em Rondônia, o juiz da Vara de Execuções Penais, Sérgio William, promotores públicos de cada cidade visitada e pelos defensores públicos do Estado, Hans Immich e Marcus Lima.
A ação, segundo o defensor Hans Immich, está sendo realizada em atenção aos pleitos da população carcerária e tem como objetivo a prevenção. De acordo com ele, as maiores reclamações estão relacionadas à população carcerária (excesso), falta de atendimento médico, local inadequado para cumprimento da pena, benefícios atrasados e precariedade da estrutura física dos presídios.
Eles reclamam também falta de iluminação e das péssimas condições de higiene das penitenciárias que, segundo o defensor, beira a insalubridade. “Vamos fazer a vistoria e verificar as reclamações dos presos para analisarmos quais delas tem procedência para que sejam tomadas as providências”, declarou o defensor, destacando que uma das medidas que certamente amenizaria o problema seria o investimento na construção de novos presídios.
Em Rondônia existem oito mil presos vivendo em regime fechado e semi-aberto. Os processos referentes a esses apenados estão sendo analisados pela equipe do mutirão carcerário, cujo trabalho tem previsão de encerrar no final desta semana. Estão sendo avaliados, entre outros pontos, os benefícios de progressão de pena, livramento condicional, comutação (diminuição da pena) e indulto.
Os trabalhos são distribuídos da seguinte forma: os defensores públicos verificam se o preso tem direito aos benefícios, os promotores dão o parecer e os juízes fazem o julgamento na hora, sem a necessidade da presença do apenado. Sete juízes e sete promotores participam do mutirão.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS