FAPERON/SENAR: Dia de Campo em Ji-Paraná fortalece a avicultura em Rondônia

Na oportunidade, os participantes tiveram capacitações técnicas e visita a propriedade modelo

FAPERON/SENAR: Dia de Campo em Ji-Paraná fortalece a avicultura em Rondônia

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O Sistema FAPERON/SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ji-Paraná, promoveu, no dia 10 de outubro, o Dia de Campo da Avicultura, reunindo produtores rurais de diversas microrregiões para uma jornada de capacitação técnica, troca de experiências e demonstração prática de tecnologias aplicadas à produção de aves. O evento aconteceu na Granja Ebnezer, propriedade do produtor Rhuan Lucas, localizada na Linha Universo, km 2,5, Gleba Pirineus.
 
A abertura foi conduzida pelo produtor Rhuan Lucas, que deu as boas-vindas aos participantes. Também estiveram presentes o presidente do Sindicato de Ouro Preto do Oeste, José Macedo, os mobilizadores da região, o supervisor Paulo Neves e o gerente da ATEG, Luiz Maurício Leal.
 
 
Durante a abertura, Luiz Maurício Leal destacou a relevância do evento e ressaltou que 'a cadeia produtiva da avicultura em Rondônia é promissora e tem se mostrado uma importante alternativa de renda e desenvolvimento para o produtor rural, especialmente quando aliada à assistência técnica e à adoção de boas práticas de manejo.'
 
A primeira palestra foi ministrada pelo técnico de campo que acompanha a propriedade, Wallace Cezar, com o tema 'Benefícios da regularização para comercialização de produtos avícolas'. Ele destacou as vantagens de atuar dentro das normas sanitárias e de mercado para ampliar a competitividade e o acesso a novos canais de venda.
 
Manejos
 
Em seguida, a técnica de campo Thaís Nogueira apresentou a palestra 'Cuidados e manejos da recria: nutrição, ambiência e bem-estar animal na avicultura de corte e postura', reforçando a importância de práticas adequadas para garantir produtividade e qualidade na criação de aves.
 
 
Na terceira palestra, a gerente da Emater Rondônia em Ji-Paraná, Edilene Maria da Silva, apresentou os programas PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), explicando como os produtores podem acessar essas políticas públicas para ampliar seus mercados e gerar renda no campo.
 
No período da tarde, a técnica de campo Joyce Lumes de Lima conduziu a quarta palestra, com o tema 'Manejo sanitário: práticas e medidas de biosseguridade para manter a saúde das aves', apresentando técnicas e protocolos que ajudam a prevenir doenças e garantir a sustentabilidade da produção. Logo após, os participantes realizaram uma visita técnica ao entreposto de ovos e ao aviário da Granja Ebnezer, onde puderam observar, na prática, a aplicação das técnicas apresentadas nas palestras. 
 
Participaram do Dia de Campo produtores das microrregiões de Ouro Preto do Oeste, Teixeirópolis, Presidente Médici, Vale do Paraíso, Nova União, Mirante da Serra, Jaru, Urupá e Alvorada do Oeste.O evento foi encerrado com um café da tarde e sorteio de brindes.
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS