A Prefeitura de Porto Velho realizou nesta terça-feira (7), uma coletiva de imprensa no auditório do Prédio do Relógio, para esclarecer dois temas de grande repercussão: a Operação Mãos Limpas, deflagrada pela Polícia Civil de Rondônia, e o restabelecimento do contrato de coleta de lixo na capital.
O prefeito Léo Moraes prestou esclarecimentos sobre as ações da gestão municipal em relação aos casos.
Operação Mãos Limpas
A operação, conduzida pela Polícia Civil, apura possíveis irregularidades envolvendo servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Segundo a Prefeitura, o servidor citado na investigação é efetivo desde 2009 e exercia cargo comissionado desde 2021.
A administração municipal informou que instaurou procedimento administrativo para apuração interna dos fatos e reiterou que está colaborando integralmente com as investigações.
A Prefeitura também afirmou que adotará as mesmas medidas caso outros servidores sejam citados no inquérito.
Coleta de lixo é retomada após decisão judicial
Outro ponto que será abordado na coletiva é a retomada do Contrato de Concessão nº 019/PGM/2024, referente à coleta e destinação de resíduos sólidos em Porto Velho.
A Prefeitura foi intimada da decisão judicial que anulou a rescisão do contrato, ocorrida anteriormente por orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO). Com a decisão, o contrato foi restabelecido nesta segunda-feira (6) e uma nova ordem de serviço foi emitida para a empresa responsável.
De acordo com o município, o processo tem origem na gestão anterior e ainda está em disputa judicial, mas a administração atual afirma que está cumprindo a determinação da Justiça e trabalhando para garantir a continuidade dos serviços de limpeza urbana.