CREDIBILIDADE: Pesquisa mostra que o Rondoniaovivo é a principal fonte de noticias para 73% dos leitores

IHPEC ouviu moradores de diferentes bairros de Porto Velho para medir a audiência dos sites de noticias

CREDIBILIDADE: Pesquisa mostra que o Rondoniaovivo é a principal fonte de noticias para 73% dos leitores

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
6 pessoas reagiram a isso.
Pesquisa realizada pelo Instituto Haverroth de Política, Estatística e Comunicação (IHPEC), entre os dias 08 e 12 de setembro de 2025, revela que a maioria dos moradores de Porto Velho mantém o hábito de acessar portais de notícias locais para se informar sobre a cidade e o estado de Rondônia. Levantamento foi feito na capital e ouviu 609 entrevistados em diferentes regiões. Rondoniaovivo, com 20 anos de tradição, aparece na liderança sendo o primeiro na busca de 75,3% dos leitores, mostrando confiança e credibilidade da população local. 
 
Em duas décadas de atuação jornalísticas, Rondoniaovivo consolidou audiência, conquistou credibilidade e expandiu em outras mídias. Está presente no Facebook com mais de 610 mil seguidores, no Instagram com mais de 200 mil seguidores, e tem o histórico registrado na maior biblioteca virtual do mundo, a  Wikipédia.   
 
 
Liderança do Rondoniaovivo
 
Levantamento mostra que Rondoniaovivo é o líder absoluto de audiência em Porto Velho. Ele foi apontado por 75,3% dos entrevistados como o site que acessam com mais frequência. O segundo colocado, Rondoniagora, aparece com 3,4%, seguido por EuIdeal e Portal de Rondônia (3,0% cada) e Rondonotícias (2,5%). Outros veículos somados não ultrapassam 1,5% das citações.
 
Quando a pergunta foi sobre qual portal presta o melhor serviço de informação à capital, Rondoniaovivo repetiu o mesmo índice de 75,3%, consolidando sua posição.
 
 
 
Hábitos de acesso
 
Pesquisa sondou os hábitos de acesso dos leitores. Os resultados mostram que o crescimento da buscar de noticias na internet vem aumentando consideravelmente quando comparado aos meios de comunicação mais antigos. Segundo os dados, 48,8% dos porto-velhenses afirmam acessar regularmente sites de notícias, enquanto 34,0% acessam de forma ocasional. Apenas 17,2% declararam não utilizar esse tipo de veículo para se manter informados. O estudo também aponta que 31,0% acessam diariamente e outros 35,5% algumas vezes por semana, demonstrando que a informação digital já faz parte da rotina da população.
 
 
 
Confiança nas informações
 
A avaliação de confiabilidade dos portais é positiva: 59,7% atribuíram notas altas (4 ou 5) em uma escala de 1 a 5. Apenas 9,3% deram notas baixas (1 ou 2), enquanto 23,6% consideram a credibilidade intermediária (nota 3). Diante de tantas 'notícias falsas' que circulam na internet livre, principalmente na redes sociais, resultado mostra que o porto-velhense está preocupado com as fontes e busca em sites de notícias as informações do cotidiano.
 
 
 
Portais complementares
 
A pesquisa também procurou entender o comportamento do leitor quando recebe outra fonte de notícias de portais complementares. Isso significa que, quando as pessoas recebem alguma informação, procuram em sites de notícias a confirmação da veracidade. Ao considerar acessos além do portal principal, Rondoniaovivo também lidera, sendo citado por 83,3% dos entrevistados. Outros nomes aparecem em posições secundárias, como Rondoniagora (14,8%), Rondonotícias (10,3%), Portal de Rondônia (9,4%) e EuIdeal (7,4%).
 
 
 
Concentração da audiência
 
De acordo com o coordenador da pesquisa, jornalista Dejanir Haverroth, o resultado demonstra um cenário de forte concentração em torno de um único veículo. “O Rondoniaovivo se consolidou como principal referência de informação local, tanto em alcance de público quanto em credibilidade. Os demais portais aparecem com audiências restritas e precisam buscar diferenciação para conquistar espaço”, destacou.
 
 
Metodologia
 
Abrangência: Cidade de Porto Velho - Rondônia
Amostra: 609 entrevistas
Data da coleta: 08 a 12 de setembro/2025
Coordenador: Dejanir Haverroth
Diretores de Campo: Gilbelis Rocha Haverroth e Dejanir Haverroth
Estatística Responsável: Tuannhy Rozeira Haverroth – CONRE: 10554/Conre7
Análise e relatório: Dejanir Luiz Haverroth
 
 
 
 
 
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS