O jovem Teilan Maciel, 18 anos, estudante de escola pública em Porto Velho (RO), foi laureado nesta segunda-feira (11) com o Prêmio MEC da Educação Brasileira. Filho de Dino Cesar, nordestino semi-analfabeto, e de Mar Tamille Nunes, dona de casa, Teilan recebeu a homenagem das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coroando uma trajetória marcada pela superação, disciplina e pelo legado familiar de luta pela educação.
Neto de Manoel Maciel, professor da comunidade ribeirinha de Nazaré que dedicou a vida à alfabetização dos mais pobres e acreditava que apenas por meio do ensino o Brasil poderia se transformar, Teilan cresceu vendo seus pais batalharem diariamente para garantir aos três filhos a melhor educação possível. Seguindo o exemplo do irmão mais velho, Teynan Nunes, e da prima Taiane - ambos médicos-, ele dedicou-se aos estudos e recentemente ingressou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
No discurso emocionante feito durante a cerimônia, Teilan destacou a importância de seus professores, dos programas sociais e educacionais e reforçou o valor da educação para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. "É um orgulho para toda a família, vê-lo ao lado do presidente da República e falando sobre Educação", destaca Tamille Nunes, mãe de Teylan.
A conquista de Teilan não é apenas pessoal, mas representa a força de uma história que reafirma o poder transformador da educação e a certeza de que o talento floresce mesmo diante das maiores dificuldades, quando há oportunidade e apoio para sonhar