O Tribunal de Justiça de Rondônia promoveu uma capacitação voltada exclusivamente para lideranças religiosas e filosóficas, em uma ação que consolida o compromisso do Poder Judiciário com a promoção da cultura de paz e o fortalecimento das redes de proteção social.
A iniciativa nasceu a partir do Juízo de Colorado do Oeste em parceria com o Núcleo Psicossocial da Comarca, que ainda em 2023, promoveram o 1º Simpósio com Lideranças Religiosas e Filosóficas, marcando o início de um diálogo interinstitucional e inter-religioso, reunindo representantes de diferentes crenças em torno da defesa dos direitos humanos e da prevenção às violências.
Dando continuidade a esse movimento, foram realizados outros dois simpósios, em 2024 e 2025, ampliando o alcance da proposta e fortalecendo os vínculos com as comunidades locais. Ao longo desses encontros, a psicóloga Luana Patrícia, a magistrada Míria Souza e a educadora social Karin Kansog contribuíram trazendo práticas de diálogo restaurador e transformador, que promoveram reflexões profundas e a construção de soluções pacíficas.