A segunda fase do combate a facções na Capital de Rondônia foi tema da reunião convocada pelo governo de Rondônia, nesta quarta-feira (22), com a participação da Prefeitura de Porto Velho, Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), forças policiais, e secretarias estaduais estratégicas.
Com os bons resultados da primeira fase de demonstração de força contra a criminalidade, que apresentou prisões, apreensões, registro de criminosos se entregando à polícia, e o restabelecimento da ordem social, o governo de Rondônia detalhou o passo a passo para uma investida, ainda maior, contra grupos criminosos, com fortalecimento e inovações em políticas públicas. A equipe integrada do estado foi apresentada ao plano de transformação dos residenciais populares Orgulho do Madeira e Morar Melhor.
O governador de Rondônia enfatizou que a presença da força policial será fixa nos residenciais populares. ‘‘A polícia fica permanente, o governo do estado preparou tudo para esse momento, com investimento em viaturas modernas, coletes, inteligência, e tecnologia; armas potentes, inclusive com fuzis israelenses, intensificação dos treinamentos, criação de batalhão especializado, e valorização da tropa.’’
ALIANÇA PELA VIDA
O subcomandante-geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), coronel PM Glauber Souto, reforçou o compromisso dos policiais militares em atuarem de forma rigorosa contra a criminalidade e proteger os cidadãos. ‘‘O programa estadual Aliança Pela Vida teve uma primeira fase exitosa de demonstração de força dentro do Morar Melhor e mais recentemente no Orgulho do Madeira, e vamos fazer frente também a esta segunda fase’’, frisou.
Também se mantém combativas no estado, as tropas dos estados vizinhos como Acre, Amazonas e Mato Grosso, e a Força Nacional, aos quais o governo de Rondônia agradeceu pela contribuição e vontade de somar esforços para auxiliar o estado a superar as investidas criminosas.
TRANSFORMAÇÃO
Junto às forças policiais, nesta segunda fase, o governo de Rondônia apresentou uma matriz de responsabilidade para ser executada por meio de esforço integrado com órgãos parceiros, no município, estado e União, que planeja revitalizar, inovar e levar mais dignidade às famílias moradoras desses espaços, com limpeza; pintura; iluminação; revitalização dos espaços poliesportivos; fomento ao esporte; oportunidades em educação; cursos profissionalizantes; serviços essenciais de cidadania, assim como ações de saúde, cultura, assistência social, entre outras demandas apresentadas pela população.
APOIO
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, colocou a Prefeitura da Capital à disposição do governo de Rondônia para colaborar no combate à criminalidade. ‘‘As ações apresentadas são de suma importância para trazer segurança, e a Prefeitura de Porto Velho garante o apoio, para trabalhar junto ao governo, que tem demonstrado proatividade e dedicação’’, afirmou.
O promotor de Justiça do MPRO, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, que será procurador-geral de Justiça no biênio 2025-2027, parabenizou o governo de Rondônia e definiu as estratégias apresentadas como abordagem adequada ao combate aos crimes. ‘‘Estou muito feliz com a matriz de responsabilidades apresentada, é desta forma que todos juntos daremos uma resposta civilizada à criminalidade’’, evidenciou.
ARTICULAÇÃO
O próximo passo desta segunda etapa de enfrentamento à criminalidade será marcado pela articulação das secretarias e órgãos parceiros para dar respostas céleres à demanda de políticas públicas voltadas aos residenciais populares. A Polícia Militar também pontuou durante a reunião, que as ações de combate à criminalidade dentro desses espaços refletem em queda de crimes na Capital.