DE MÃES DIFERENTES: A surpreendente ciência por trás dos sósias

Muitas pessoas ao redor do mundo compartilham as características físicas de algum estranho

DE MÃES DIFERENTES: A surpreendente ciência por trás dos sósias

Foto1: Shutterstock

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O rosto de cada pessoa não é apenas uma característica física: é parte integrante de quem somos, moldando nosso senso de identidade e percepção de individualidade. A menos que a gente tenha um irmão gêmeo, pode ser difícil imaginar um mundo onde nossa aparência não seja completamente única. A ideia de ter um doppelgänger - alguém que se parece quase exatamente com você, um sósia - tem sido um tema de fascínio há séculos. Embora antes ligada a mitos e superstições, a sociedade moderna se voltou para a ciência para entender o que isso significa.

 

Muitas pessoas ao redor do mundo compartilham as características físicas de algum estranho em outro lugar e, quer essas duas pessoas se encontrem ou não, a ciência por trás de suas semelhanças é surpreendente. Intrigado? Clique nesta galeria para saber mais sobre as semelhanças que gêmeos de mães diferentes compartilham.

 

A opinião da ciência

 

A ciência moderna não apoia os aspectos sobrenaturais dos doppelgängers, mas reconhece o crescente interesse pelo fenômeno. Tem havido muitas pesquisas que se aprofundaram na psicologia e na genética na esperança de buscar respostas sobre por que algumas pessoas acreditam ter encontrado seus sósias.

 

Fenômenos psicológicos

 

Na psicologia, existem algumas síndromes delirantes de identificação incorreta (como a ilusão de duplicação) que podem fazer as pessoas pensarem que viram seu doppelgänger. Essas condições geralmente estão ligadas à esquizofrenia ou outros distúrbios e podem envolver ver o próprio corpo de uma perspectiva externa.

 

Pesquisa

Em um estudo recente, os pesquisadores examinaram 32 pares de sósias e descobriram que aqueles com semelhanças faciais mais marcantes tinham mais marcadores genéticos sobrepostos do que aqueles que se pareciam menos. A conclusão deles? A genética desempenha um papel em nossa semelhança com os outros, às vezes puramente por acaso.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS