CATEDRAL: Abertura da Porta Santa celebra centenário da Igreja na Amazônia

Cerimônia convida à conversão, solidariedade e compromisso missionário em Rondônia

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho, abriu a Porta Santa como parte das celebrações do centenário da Igreja Particular na Amazônia (1925-2025). O arcebispo Dom Roque Paloschi destacou que a iniciativa “tem despertado a consciência da pertença, de batizados, de chamados a viver a missão”. A Santa Sé aprovou que a Porta Santa permaneça aberta até 4 de maio de 2025, permitindo aos fiéis expressar gratidão, pedir perdão e renovar sua fé.
 
Sob o tema “Testemunhar fé e vida na Amazônia” e o lema “Sede minhas testemunhas, até os confins da terra” (At 1,8), a celebração busca resgatar o engajamento das comunidades, conforme o Plano de Pastoral (nº 129), e promover a reconciliação com Deus, o próximo e a criação. “Esse tempo santo pede para nos colocarmos a caminho, como Igreja em saída”, afirma a arquidiocese.
 
As peregrinações à Porta Santa mobilizarão paróquias e comunidades dos 13 municípios que integram a arquidiocese, oferecendo indulgências plenárias aos participantes. Essa prática, autorizada pela Penitenciaria Apostólica, representa um gesto de misericórdia divina, permitindo o perdão dos pecados e fortalecendo a caminhada espiritual dos fiéis sem necessidade de viajar a Roma.
 
A celebração presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Roque Paloschi
 
Além disso, as celebrações do Ano Jubilar incluem a preparação do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, previsto para julho de 2025. As atividades terão início com semanas eucarísticas em paróquias e comunidades, oferecendo momentos de reconciliação e adoração. Dom Paloschi ressaltou a importância de uma presença sacerdotal efetiva: “Ter a presença de um padre, não que fica correndo e sai correndo, mas um dia lá naquela comunidade”.
 
A abertura da Porta Santa na Amazônia reforça o chamado à solidariedade e ao compromisso missionário, convidando os católicos a não permanecerem indiferentes ao sofrimento dos mais vulneráveis.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Você acredita que o prefeito Hildon Chaves vai conseguir inaugurar a rodoviária dia 20?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS