A eleição em Porto Velho, apesar do debate calmo na TV, nos bastidores está pegando fogo e até o dia da votação muita coisa deverá ocorrer; OAB também entra em clima de campanha; Governo do Estado afirma que quem já tem gente presa por fazer queimadas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Rondoniaovivo
Uma fakenews grosseira feita como se fosse uma página do Rondoniaovivo se espalhou pelas redes sociais no sábado(19). O falso texto envolvia o candidato à prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, e o ex-vereador Sid Orleans, dizendo que ele seria secretário de Saúde da capital, em caso de vitória de Léo Moraes. É lamentável o nível que se chegou nessa campanha. Por outro lado, essas pessoas desqualificadas que se prestam a esse papel estão mostrando que o desespero está tomando conta dos bastidores de alguns grupos políticos envolvidos nesse processo. O Rondoniaovivo continuará com o seu papel de bem informar os seus leitores e irá desmentir essas inverdades plantadas nas redes sociais. Internautas fiquem atentos, esse é jogo dos irresponsáveis que querem chegar ao poder, apenas para se locupletarem.
Segunda Eleição
Os moradores de Porto Velho estarão, a partir de sábado(19), há oito dias de decidir quem será o próximo prefeito da capital de Rondônia. Os dois candidatos finalistas, Mariana Carvalho(União Brasil) e Léo Moraes(Podemos), disputam o segundo turno pelo cargo principal da administração municipal. A rivalidade entre ambos, nos bastidores, está acirrada.
Pesado
As últimas pesquisas de opinião indicam o cenário que essa coluna já havia previsto desde o início dessa peleja, de que haveria segundo turno em nossa cidade. Na pré-campanha, as pesquisas, analistas políticos e políticos já anunciavam que Mariana seria a vencedora e a primeira prefeita de Porto Velho, com mais de 50% dos votos. Seria uma vitória arrasadora. Afinal, ela conseguiu reunir doze partidos em sua coligação, o maior tempo de TV e o apoio do atual prefeito Hildon Chaves(PSDB) e do governador Marcos Rocha. Só faltava mesmo aquela musiquinha que tocava quando o saudoso Airton Senna vencia mais uma corrida de Fórmula Um e o pódio.
Plantão JN
No entanto, o resultado das urnas mostrou que as coisas não foram como o programado pelos organizadores da campanha, apoiadores e a própria Mariana. Assim, o que tocou foi a música do plantão do Jornal Nacional, para todos os envolvidos com a candidata. Apesar de ter eleito todos os vereadores da coligação, faltou ela se sagrar vencedora. Assim, orelhas em pé, é o segundo turno e uma outra campanha começou. E nessa, a disputa se torna ainda mais acirrada e desgastante para todos.
Marqueteiros
Os marqueteiros da família Carvalho sabem que o esforço é dobrado nesse segundo turno do pleito. Os conchavos políticos para conseguirem o maior número de apoiadores precisam ser cirúrgicos e muito, mas muito bem mesmo, amarrados. Esse é o momento em que muita gente diz uma coisa, promete e, na hora H, muda de voto e de lado. Em outras palavras, os punhais estão à solta para acertar muitas costas, isso vale para os dois candidatos.
Surpreendeu
Já do lado de Léo Moraes, para ficar melhor só a vitória no dia 27 de outubro. Para quem começou a campanha desacreditado por ter entrado na disputa tarde, não ter tantos recursos financeiros, sem partidos ou grandes figuras políticas lhe dando apoio, além de pouco tempo de Tv, ele surpreendeu. Mesmo as pesquisas sempre o colocando em segundo lugar, a performance dele foi além do que as previsões demonstravam.
Cresceu
Ao que tudo indica, Léo Moraes, que era visto com uma marola, se transformou em um tsunami que está levando o que aparece pela frente. Atualmente, em Porto Velho, em conversas da coluna com analistas políticos, jornalistas e com o povo nas ruas, ninguém duvida que ele ganhou volume e, em alguns levantamentos, já está na dianteira dessa corrida.
Léo no Conexão
A verdade é que, nesse momento da campanha, todo voto é importante. O eleitor que já era importante, se torna importantíssimo para quem almeja o poder. Vamos acompanhar passo a passo que, esta semana que se inicia, será de muitas emoções no campo da política local e nacional. Léo Moraes esteve no Programa Conexão Rondoniaovivo, na última terça feira(15), quando falou para o jornalista Ivan Frazão sobre o como pretende administrar a capital rondoniense. Assista aqui!
Debate
Na última quinta-feira, aconteceu o debate entre Léo e Mariana, na TV Norte(SBT), e foi um encontro que frustrou muitos eleitores que esperavam um confronto entre os dois com ataques e tudo para se parecer a baixaria que tomou conta da eleição em São Paulo, onde até cadeirada teve. Aqui, na terra de Rondon, o debate foi chamado de morno por alguns, mas, podemos dizer que foi civilizado. Tanto ele quanto ela, souberam manter o nível e discutir, o que de fato interessa à sociedade, que são ideias e como será administrada a nossa capital.
Preparados
Alguém pode estar se perguntando sobre quem venceu o debate? Na opinião da coluna, não houve vencedores. Mariana mostrou que evoluiu e aprendeu bem as lições de media training e não titubeou nas respostas. Já Léo Moraes mostrou que está bem informado sobre números e também foi preciso nas respostas, lembrou até da receita que dão nas Upas da capital para a dor. Um coquetel chamado 3D’s. A expectativa é o debate da TV Rondônia (Globo) que será o último para o eleitor avaliar e, quem ainda não decidiu, decidir em quem vai querer para governar Porto Velho.
Forçação
Mas continuando no batidão da eleição, a coluna recebeu a informação de que tem vereador amedrontando servidores públicos municipais da capital para que votem em quem ele acha que é o melhor projeto para a nossa cidade ou para o político. O mesmo está se repetindo no CPA, onde os trabalhadores estão sendo coagidos a sair às ruas para levantar bandeira de prefeitável. Alô, Justiça Eleitoral, vamos colocar o bloco na rua e acabar com essa bagunça eleitoral.
No Pé
O mais interessante é que essas ações para forçar o voto nessa ou naquela candidatura, por parte do funcionalismo pode ser um tiro no pé, ou melhor, na cabeça. Isso porque essa ação tem causado mais revolta nos trabalhadores públicos e aumentado a rejeição a quem faz isso, o que pode explicar muita coisa no cenário atual da campanha em Porto Velho.
Fumaça
Foram praticamente por longos dois meses que os rondonienses respiraram o pior ar do mundo. A fumaça e o calor dominaram o nosso Estado com uma intensidade jamais vista. Era cena de filme pós apocalipse, com queimadas em vários locais e ao mesmo tempo. Paralelo a esse caos fumacento, hospitais estavam lotados de pacientes reclamando de problemas respiratórios causados pelo monóxido que foram obrigados a conviver na nossa atmosfera.
Incendiários Presos
A coluna entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo de Rondônia para saber qual o resultado das ações de combate a quem queimou o nosso Estado. Foi informado que até o dia 16 de setembro, 42 (quarenta e duas) pessoas haviam sido conduzidas a delegacia pela suspeita de incêndios, isso em flagrante delito, ou seja, autuadas em flagrante delito pelo crime de incêndio.
Presos
Disseram também, que as investigações seguem em estágio avançado e em breve, teremos novidades sobre esses casos de incendiários presos. Nessas investigações, informou o Governo do Estado, seis pessoas foram alvos de buscas e apreensões. Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam 520 litros de querosene, 9 armas de fogo e centenas de munições. Que esses envolvidos sejam punidos e que sirvam de exemplo para que outros não cometam esse tipo de crime.
Tânia Senna
Foi para falar sobre meio-ambiente e mineração, que o Programa Conexão Rondoniaovivo, apresentado pelo jornalista Ivan Frazão, conversou, na última quarta-feira(16), com a advogada Tânia Sena, que foi presidenta de Cooperativa dos Garimpeiros. Na conversa ela disse que não se joga mercúrio no rio nos garimpos e também falou sobre a campanha eleitoral . Veja aqui!
Giro Empreendedor
Uma boa pedida para o final de semana é o Giro Empreendedor que acontece na Praça das Três Caixas D’Água, no centro de Porto Velho das 16h às 22h. A iniciativa é da Prefeitura de Porto Velho e oferece uma feira que reúne produtos gastronômicos, artesanatos e plantas decorativas. O projeto beneficia, atualmente, mais de 300 empreendedores que participam em sistema de rodízio das feiras, que acontecem em órgãos públicos e pontos turísticos de Porto Velho. Prestigie!
Regional
Porto Velho já conta com uma loja especializada na Amazônia, trata-se da Letras Amazônicas, que fica na rua José de Alencar, 2868, no centro da capital. Lá, o tema é região Amazônica, e são vendidos artesanatos, livros, camisetas, artes plásticas e muito mais. Aproveita e dá uma passada lá.
OAB
Quem também está em clima de eleição é a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia. Na última sexta-feira (18), duas chapas oficializaram o pedido de registro de candidatura para concorrer no pleito eleitoral de 2024, que definirá a presidência do Conselho Seccional da OAB Rondônia para o triênio 2025/2027. A primeira chapa é liderada por Márcio Melo Nogueira, que é o atual presidente da Seccional, e busca a reeleição. A segunda chapa é encabeçada pelo advogado Eurico Montenegro Neto.
Ideais
Este ano, pela primeira vez, a eleição será realizada de forma totalmente online, ocorrendo no dia 18 de novembro, simultaneamente em Porto Velho e nas 18 Subseções da OAB Rondônia. Vai ser mais uma disputa acirrada e cara com cara de eleição de deputado federal. Mas será interessante ver advogado defendendo ideais bolsonaristas como fechamento do STF, Congresso Nacional e apoiando golpe por não aceitar resultado de urna. Será que quem perder vai acampar na frente da OAB pedido recontagem de votos?
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!