SEM LIMITES: Ibama precisa de apoio aéreo para combater queimadas em Rondônia

Tiros e pontes derrubadas dificultam ação das equipes de brigadistas do PrevFogo

SEM LIMITES: Ibama precisa de apoio aéreo para combater queimadas em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O superintendente em Rondônia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Cesar Luiz da Silva Guimarães disse que somente com apoio aéreo vai ser possível conter as queimadas e incêndios florestais no Estado. Conforme explicou, são muito focos de fogo e com grande intensidade, o que vem dificultando as ações dos brigadistas. Ele informou que as queimadas estão ocorrendo em florestas nativas. “Houve um inverso. Antes derrubavam e queimavam. Agora estão colocando fogo na floresta em pé”, explicou.

 

O Ibama está com 205 brigadistas em ação em Rondônia e contratou mais 28 para reforçar as equipes. Diante da quantidade de queimadas e incêndios florestais esse quantitativo é pouco e precisa de reforço para o enfrentamento nos dez municípios com maiores registros de fogo. O superintendente sugeriu que o governo estadual faça o pedido de apoio ao governo federal para o envio de aeronave para ajudar no combate. O Ibama tem apenas três aviões sendo que um está atuando na Terra Indígena Yanomami, no Amapá, e outros dois estão no combate no Pantanal, no Mato Grosso do Sul.

 

Aviões de fazendas

 

Outra sugestão é pedir apoio de fazendeiros que possuem aviões de pulverização. Essas aeronaves poderiam ajudar a controlar as chamas e facilitar a entrada dos brigadistas. “As chamas são intensas e não tem como os brigadistas chegarem perto. Com o apoio aéreo é possível fazer o esfriamento e redução para que os combatentes possam apagar os focos”, explicou Cesar Luiz.

 

Tiros e pontes derrubadas

 

As ações criminosas colocam em risco os servidores que estão atuando para apagar o fogo. O superintendente alertou sobre as ameaças contra os brigadistas que vem ocorrendo principalmente no Parque Estadual de Guajará-Mirim. Além de tiros disparados próximos dos brigadistas, os possíveis incendiários estão destruindo pontes para impedir o acesso das viaturas do PrevFogo – serviço do Ibama especializado para o combate contra queimadas.

 

A ausência de policiamento favorece a impunidade uma vez que não tem como colher materialidade e autoria dos crimes ambientais.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS