‘MUITO INSALUBRE’: Há uma semana, portovelhenses estão respirando o pior ar do Brasil

‘MUITO INSALUBRE’: Há uma semana, portovelhenses estão respirando o pior ar do Brasil

Foto: Rondoniaovivo / Rodrigo Moraes

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta segunda-feira (5), a capital de Rondônia, Porto Velho, completou uma semana listada como a cidade mais poluída em todo o Brasil, isso de acordo com os dados apontados pelo o Índice de Qualidade do Ar –IQA, um ranking mundial que mede as partículas de poluição do ar nas cidades. 
 
De acordo com o índice, a qualidade do ar em Porto Velho está em 116, porém no início dessa manhã chegou a bater 272, média considerada como “muito insalubre” e vinculada a proliferação de doenças infectocontagiosas, principalmente em crianças, idosos e pessoas com condições respiratórias crônicas.
 
O avanço das pastagens no sul do Amazonas, aliado a queimadas que acontecem indiscriminadamente na área rural de Porto Velho são alguns dos motivos que deixam o ar respirado pelos portovelhenses com alta concentração de Monóxido de Carbono. 
 
 
Até o momento, os órgãos as principais autoridades públicas municipais não se mobilizaram para amenizar esse problema, que pode levar à morte de idosos e crianças na cidade, que recentemente comemorou ter o maior rebanho bovino do Estado. 
 
Dessa forma, Porto Velho segue sendo a pior em qualidade de vida e do ar, o que torna um martírio a vida de seus munícipes, que também não contam com sistema de saneamento básico em mais de 90% das residências. 
 
A chegada do período de seca, aliado às fumaças, geram um aspecto de abandono pelas ruas da cidade, que vão sendo evitadas pela população que prefere buscar lugares climatizados, como o shopping, por exemplo.
 
A qualidade do ar em Porto Velho deve ser tema dos debates entre os candidatos à prefeitura, uma vez que pouco se toca nesse assunto, isso devido à forte pressão que os políticos do Estado sofrem quando o tema é combate à crimes ambientais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS