EFEITOS CLIMÁTICOS: Rio Madeira amanhece com 2,44 metros e alerta hídrico é mantido

A Marinha do Brasil mantém a portaria que proíbe a navegação noturna devido ao risco de acidentes

EFEITOS CLIMÁTICOS: Rio Madeira amanhece com 2,44 metros e alerta hídrico é mantido

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O rio Madeira continua baixando o nível da cota fluvial e deve intensificar mediante a crise hídrica devido aos efeitos climáticos. A régua de medição registrou 2,44 metros na manhã desta quarta-feira (31), seguindo em alerta para a navegação. A Marinha do Brasil mantém a portaria que proíbe a navegação noturna devido ao risco de acidentes com as embarcações em pedrais e blocos de areias.

 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) também monitora a precipitação abaixo da média com alerta de que o rio Madeira pode ficar em torno da média histórica da cota de escassez hídrica (1,70) chegando a 1,11 metros.

 

As grandes embarcações mesmo navegando de dia estão reduzindo a capacidade de carga para evitar que encalhem nos blocos de areia. Pescadores profissionais já percebem a redução da pesca devido a seca dos igarapés e igapós que são habitats para grande parte dos peixes.  

 

A Defesa Civil Municipal mantém os serviços de sondagens e escavação de poços nas comunidades ribeirinhas para garantir o abastecimento da população. O lençol freático vem baixando e os poços tipo amazônicos estão secando. Carregamentos de água mineral também são mantidos pela equipe da Defesa Civil para evitar o desabastecimento da população ribeirinha com água potável.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS