AUDITORIA: Nova fiscalização do TCE detecta problemas na saúde de Porto Velho

Unidades de pronto atendimento e SAMU enfrentam falta de profissionais e equipamentos

AUDITORIA: Nova fiscalização do TCE detecta problemas na saúde de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma fiscalização surpresa realizada pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) na madrugada desta sexta-feira (12/7) revelou problemas críticos nas unidades de saúde de Porto Velho. Os auditores inspecionaram as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Zona Sul e Zona Leste, o Pronto Atendimento Ana Adelaide e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), focando na disponibilidade de profissionais, armazenamento e fornecimento de medicamentos, oferta de exames emergenciais e qualidade do atendimento.
 
Na Policlínica Ana Adelaide, foi constatada a ausência de médicos em atendimento, com três profissionais "dormindo" e apenas uma médica atendendo, resultando em filas de espera de cerca de uma hora. Além disso, o aparelho de raio-X está sem funcionar há duas semanas e faltam insumos básicos, o que contribui para a demora no atendimento.
 
Quanto ao SAMU, apenas duas das quatro equipes de ambulâncias estavam operacionais, devido à falta de macas. As macas são retidas nas unidades de saúde por falta de leitos, impedindo as ambulâncias de realizar novos atendimentos.
 
Outro problema identificado foi a falta de segurança para profissionais e usuários nas unidades de saúde. Nas UPAs da Zona Sul e Zona Leste, o movimento de pacientes foi menor, mas houve ausências pontuais de plantonistas.
 
Em resposta às constatações, o TCE-RO entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que informou que um novo aparelho de raio-X está em processo de licitação. O Tribunal de Contas cobrou agilidade na adoção de medidas para melhorar o atendimento à população, alinhando-se às diretrizes de Indução para Efetividade de Políticas Públicas e Controle Externo Orientado por Dados (CEOD).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS