SENTINELAS AVANÇADAS II: Projeto Rondon realiza abertura da operação em RO

A Operação terá como centro regional, para concentração inicial dos participantes, a cidade de Porto Velho/RO

SENTINELAS AVANÇADAS II: Projeto Rondon realiza abertura da operação em RO

Foto: 55º BI

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No dia 12 de julho de 2024 acontecerá a abertura da Operação “SENTINELAS AVANÇADAS II” do Projeto Rondon, contemplando 12 municípios pertencentes ao estado de Rondônia. A Operação terá como centro regional, para concentração inicial dos participantes, a cidade de Porto Velho/RO.
 
O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.
 
A ação conta com a parceria dos Governos Federal, Estadual de Rondônia, dos municípios selecionados e das Forças Armadas, nesta oportunidade, representadas pelo Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e 5° Batalhão de Engenharia de Construção – 5°BEC, Organizações Militares do Exército Brasileiro que irão prover o Apoio Logístico à operação. Participarão da operação, professores e estudantes universitários de 24 Instituições de Ensino Superior (IES), dos estados de SP, PR, SC, MG, RS, SE, MT, BA e GO.
 
 
Operação “SENTINELAS AVANÇADAS II”
 
A Operação “SENTINELAS AVANÇADAS II” contará com a participação de 252 professores e estudantes universitários, chamados “rondonistas”, que atuarão, de forma voluntária, em ações que contribuirão para o desenvolvimento sustentável nas comunidades contempladas, por meio do emprego das habilidades universitárias, cooperando significativamente com o Desenvolvimento Nacional.
 
Cada município receberá, por duas semanas, 2 IES com 10 integrantes cada, sendo 2 professores orientadores e 8 alunos por universidade. As duas equipes trabalharão com “oficinas” práticas, em diferentes áreas do conhecimento, dentre as quais, Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
 
As equipes atuarão nos municípios de Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Espigão d’oeste, Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari.
 
A cobertura será realizada por uma equipe de “rondonistas” que percorrerá todos os municípios durante a Operação. As atividades desse grupo têm por objetivo dar visibilidade às ações sociais desenvolvidas junto às comunidades menos assistidas.
 
Em Rondônia, o Projeto Rondon já realizou cinco operações: “AMAZÔNIA” em 2006; “MAMORÉ”, em 2010; “RONDÔNIA CINQUENTENÁRIO”, em 2017, “TEIXEIRÃO”, em 2018 e “SENTINELAS AVANÇADAS”, em 2023. O nome do Projeto, proposto pelos “rondonistas” pioneiros, presta homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), militar e engenheiro, reconhecido por seu espírito desbravador e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras.
 
A continuidade do projeto demonstra a importância e a força da parceria entre governos federal, estaduais, municipais, instituições de ensino superior e Forças Armadas que, juntos, unem forças para colaborar na busca por um futuro mais justo e sustentável para todos.
 
 
Ações multiplicadoras
 
Entre 2005 e 2024, o Projeto Rondon realizou 93 Operações, as quais levaram ações transformadoras a um total de 1.368 municípios, estando presente em quase todas as Unidades da Federação. O projeto capacitou 26.135 “rondonistas” e formou mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, educadores e lideranças locais. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS