CALAMIDADE: Rio Madeira pode atingir cota de emergência até agosto, indica governo

Cota de escassez é de 1,7 metro e nível do curso d’água em 30 de junho é de quatro metros abaixo do registrado para a mesma época no ano passado

CALAMIDADE: Rio Madeira pode atingir cota de emergência até agosto, indica governo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O nível do Rio Madeira em Porto Velho pode atingir uma situação crítica até agosto de 2024, de acordo com o Governo de Rondônia. Durante a última semana, a Defesa Civil Estadual informou que o rio registrou seu ponto mais baixo, alcançando 4,09 metros entre 17 e 24 de junho.

Isso representa uma redução significativa em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o nível era de 8,37 metros.

Os dados revelam que, em 2023, o rio estava próximo da média histórica durante este período, mas mesmo assim caiu para 1,11 metros em outubro, marcando o menor nível já registrado, abaixo da cota de escassez hídrica.

Para este ano, a previsão é que o Rio Madeira, durante a estação seca (junho a agosto), possa novamente ficar abaixo da marca de 1,70 metros em Porto Velho.

Desde janeiro, o nível do rio tem oscilado perto dos mínimos históricos, conforme observado pela Defesa Civil Estadual. Em um mês, a altura do rio caiu de 8,42 metros (em 30 de maio) para 4,91 metros no final de junho, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Além disso, houve um fenômeno de "repiquete" no final de junho, quando o rio subiu brevemente devido às chuvas, seguido por uma nova queda.

As previsões meteorológicas indicam que a precipitação na região será abaixo da média histórica para o período de estiagem, conforme destacado pelo meteorologista da Sedam, Fábio Adriano Monteiro Saraiva.

“Com a Bacia do Madeira entrando em recessão com níveis muito baixos de água, principalmente em Porto Velho, existe a possibilidade real de o rio atingir níveis críticos rapidamente”, afirma ele.

Porto Velho completou um mês sem chuvas em 25 de junho, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), contribuindo para a preocupação com os baixos índices de chuva na região.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS