MONITORAMENTO DE RISCO: Eletrobras testa autorrestabelecimento de energia em Santo Antônio

A usina hidrelétrica de Santo Antônio realizou testes conhecidos como Black Star

MONITORAMENTO DE RISCO: Eletrobras testa autorrestabelecimento de energia em Santo Antônio

Foto: Ilustrativa

A usina hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, realizou testes de autorrestabelecimento, conhecidos como Black Start. A verificação avalia a capacidade da usina sair de uma situação de queda total de energia sem a necessidade de fonte de externa para recompor ou manter suas Unidades Geradoras (UGs) e serviços auxiliares em funcionamento. O recurso é uma colaboração para aumentar a segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN) por tornar mais ágil a recomposição do sistema em caso de falhas. 
 
O teste anual está previsto no procedimento de rede definido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e para obter sucesso na avaliação é necessário o sincronismo de no mínimo duas UGs no setor de 230KV e 12 UGs no setor de 500KV, em até 30 minutos.
 
A UHE de Santo Antônio obteve êxito em ambos os testes de Black Start, sincronizando as duas unidades geradoras no setor de 230KV e as 12 unidades geradoras no setor de 500 KV dentro do intervalo de tempo permitido. A Eletrobras reforça a confiabilidade do sistema com o resultado da avaliação e destaca a importância da usina para o sistema elétrico nacional.
Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Ney da Paiol em São Felipe Do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Buritis tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Jair Luchesi

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS