PANORAMA: Trabalhadores de RO se concentram em apenas 3 setores, diz IBGE

Estado é o terceiro com maior número de profissionais que não estão associados a sindicato

PANORAMA: Trabalhadores de RO se concentram em apenas 3 setores, diz IBGE

Foto: Daiane Mendonça/Secom - Governo de Rondônia

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que, em 2023, 61,2% dos trabalhadores em Rondônia estavam empregados no comércio, na agropecuária e em setores característicos da administração pública.
 
O relatório sobre as Características do Mercado de Trabalho da PNAD Contínua destaca que, no último ano, dos 824 mil trabalhadores em Rondônia, a maioria estava envolvida em um desses três segmentos, que também eram os mais relevantes em 2013.
 
- 187 mil estavam no comércio;
 
- 161 mil atuavam na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais;
 
- 156 mil trabalhavam na agropecuária.
 
 
A pesquisa também mostrou um aumento na participação de trabalhadores com ensino superior e ensino médio ao longo dos anos, registrando um crescimento de 8% em cada nível entre 2013 e 2023.
 
Nos últimos 10 anos, a quantidade de trabalhadores sem instrução ou com ensino fundamental incompleto diminuiu, assim como aqueles com ensino fundamental completo ou médio incompleto.
 
Excluindo os trabalhadores domésticos e os do setor público, 70,9% dos ocupados no estado estavam empregados em empresas com até cinco funcionários.
 
A pesquisa também abordou a informalidade entre empregadores e trabalhadores autônomos. Em 2023, 80,7% das 311 mil pessoas trabalhando informalmente em Rondônia não estavam em estabelecimentos com registro no CNPJ. Esse índice foi ligeiramente menor que o registrado em 2013.
 
O estado também se destacou como o terceiro com o maior número de profissionais não associados a sindicatos, ficando atrás apenas do Amapá (96,9%) e do Amazonas (96%). Em 2013, 15,4% dos trabalhadores em Rondônia eram sindicalizados, número que caiu para 4,1% em 2023.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS