SEGURANÇA ALIMENTAR: IBGE afirma que Rondônia tem 4º melhor índice do Brasil

Estado tem a maior taxa no Norte e fica atrás apenas das unidades federativas do Sul do país

SEGURANÇA ALIMENTAR: IBGE afirma que Rondônia tem 4º melhor índice do Brasil

Foto: Site vipfood.com.br

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia figura como o quarto estado do Brasil com um dos mais altos índices de segurança alimentar, onde 80% da sua população desfruta de acesso regular a alimentos de qualidade, conforme indicado pelo módulo de Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Esse levantamento, realizado no último trimestre de 2023 e recentemente divulgado, revela que 80% dos lares permanentes em Rondônia desfrutam de segurança alimentar, enquanto 15% enfrentam insegurança alimentar leve, 2,2% estão em situação de insegurança alimentar moderada, e 2,9% sofrem de insegurança alimentar grave.

 

Comparativamente, esses índices destacam Rondônia como um dos melhores estados do Norte do país nesse quesito, superando a média nacional de segurança alimentar, que é de 74,2%.

 

Entre todas as unidades federativas, fica atrás apenas de Santa Catarina (88,8%), Paraná (82,1%) e Rio Grande do Sul (81,3%).

 

Os dados também evidenciam um aumento de 9,1 pontos percentuais no panorama nacional em relação ao último levantamento realizado pelo IBGE sobre segurança alimentar, entre 2017 e 2018, quando 63,3% dos lares estavam em situação de segurança alimentar.

 

No entanto, ainda não se equiparou ao patamar de 2013, quando o Brasil alcançou o nível máximo de 77,4% de lares com acesso regular e permanente a alimentos.

 

Conheça

 

Segurança alimentar é definida como o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer outras necessidades essenciais.

 

Por outro lado, a insegurança alimentar é categorizada em três níveis: leve, moderada e grave, cada um indicando diferentes graus de preocupação, incerteza ou falta de acesso adequado aos alimentos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS