ZONA LESTE: Educação de trânsito para crianças e adultos é desenvolvida durante evento

Com jogos educativos, servidores do Detran-RO orientam crianças sobre segurança no trânsito

ZONA LESTE: Educação de trânsito para crianças e adultos é desenvolvida durante evento

Foto: Assessoria

Ação educativa de trânsito foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) durante a realização do evento lojista que aconteceu no último domingo no comércio da zona Leste de Porto Velho, denominado, “Domingão da Amador dos Reis”. Foi montada “tenda educativa” que atendeu crianças e adultos com atividades lúdicas e orientações quanto a um trânsito seguro.
 
Para as crianças, a equipe da Escola Pública de Trânsito (EPT), com atividades da Divisão de Execução de Campanhas Educativas (Divec),  proporcionou jogos educativos de trânsito, pintura na pele e de desenhos sobre regras de segurança no trânsito e entregou balões. Os mascotes “Vidinha” e “Ligadinho” passearam em meio à população, chamando atenção de adultos e crianças. Aos adultos, foram prestadas informações sobre a EPT e suas campanhas.
 
Na “tenda”, a equipe atendeu um público de 534 crianças e 324 adultos nos dois períodos do dia que aconteceu o evento. As atividades lúdicas e apresentações dos mascotes do Detran, “Vidinha” e “Ligadinho”, entregaram ao público orientações sobre comportamentos seguros no trânsito, entre eles:
 
Pedestres: Para sua segurança, ao caminhar pelas ruas, preste atenção em todo o ambiente que o cerca, esteja certo que foi visto antes de atravessar as vias, evite fazer a travessia em esquinas e curvas, use sempre a faixa de pedestres e não atravesse ruas ou mesmo caminhe pelas calçadas, olhando para o celular e utilizando fones de ouvidos.
 
Ciclistas: Se você gosta de pedalar na rua, lembre-se de seguir as leis de trânsito, usar capacete e roupas refletivas, manter uma distância segura dos veículos, sinalizar suas intenções e ficar atento aos perigos da estrada. Assim, você poderá aproveitar sua bicicleta com mais segurança e respeito.
Motociclistas: Siga estas dicas para evitar acidentes e proteger sua vida: use capacete e acessórios adequados, respeite as leis de trânsito, mantenha uma distância segura dos outros veículos, use o farol e a buzina para se comunicar, evite ultrapassar pela direita ou pelo corredor, tenha atenção redobrada em regiões perigosas e em dias de chuva, faça revisões periódicas na sua moto e contrate um seguro. Assim, você poderá desfrutar da sua moto com mais tranquilidade e responsabilidade.
 
Motoristas: Ao dirige um carro, proteja sua vida e a dos outros, para evitar sinistros não use o celular ao volante, respeite os limites de velocidade e a sinalização, mantenha uma distância segura do veículo da frente, use o cinto de segurança e os equipamentos obrigatórios, faça revisões periódicas no seu veículo e não dirija sob efeito de álcool ou drogas. Assim, você poderá contribuir para um trânsito mais seguro e humanizado.
 
O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes ressaltou que, a participação da Autarquia em eventos com a presença de uma grande público é de extrema importância para o órgão. “Estes eventos nos  aproxima da população de forma significativa, no qual oferecemos segurança no trânsito e oferecemos entretenimento educativo, desempenhando nosso papel de maneira abrangente”.
Direito ao esquecimento
Como resolver o problema dos animais de rua?
Como você classifica a gestão do prefeito João Gonçalves Jr. em Jaru?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS