ENERGISA: Estabelecimento Comercial de Porto Velho é autuado por furto de energia

O furto de energia é considerado crime, e a legislação vigente estipula penas que variam até oito anos de prisão para os infratores

ENERGISA: Estabelecimento Comercial de Porto Velho é autuado por furto de energia

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na noite de segunda-feira (20), durante uma ação da Polícia Militar e Polícia Civil, foi descoberta uma ligação clandestina de energia elétrica em um açougue localizado no bairro Socialista, em Porto Velho. Após a constatação do furto de energia pela Perícia Técnica, o comerciante responsável pelo estabelecimento foi conduzido para a delegacia para prestar esclarecimentos.
 
O furto de energia é considerado crime, e a legislação vigente estipula penas que variam até oito anos de prisão para os infratores. Além da reclusão, os responsáveis pelo delito também são obrigados a quitar os valores retroativos correspondentes ao período fraudado, além de multas associadas à infração.
 
“O uso indevido de eletricidade não apenas representa uma infração legal, mas também coloca em risco a segurança das pessoas e a integridade das instalações elétricas. Somente técnicos da distribuidora de energia têm o conhecimento e autorização para interferir na rede”, explica Carlos Augusto Finco, Gerente de Medição e Combate a Perdas da Energisa. 
 
Outro detalhe é que o furto impacta nos sofres públicos, gerando perda de R$ 100 milhões por ano que poderiam ser investidos na saúde e educação. “E muita gente não sabe, mas parte das perdas ocasionadas pelo furto de energia é dividida entre todos os consumidores, inclusive aqueles que estão com sua conta de energia em dia. Ou seja, todo mundo paga a conta por conta desse ato ilícito”, completa Carlos Augusto.
 
Para combater ativamente o furto de energia, as autoridades fazem um apelo à população, incentivando a denúncia de suspeitas de ligações clandestinas. As denúncias podem ser feitas anonimamente por meio do 190 da Polícia Militar e dos canais de atendimento da Energisa:
 
 
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store)
 
 
Whatsapp: (69) 99358-9673
 
Call Center: 0800 647 0120
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS